Este
ano a Black Friday será no dia 25 de novembro. Assim que foi
introduzida no Brasil, a Black Friday enfrentou muito ceticismo dos
consumidores. Termos como Black Fraude eram constantemente usados em
referência à data. Mas o estudo Black Friday Season do Google deixou
claro que essa imagem já se transformou no Brasil.
A
conclusão é baseada em uma análise em que a opinião das pessoas sobre a
data foi associada a hashtags. Entre os entrevistados, 55% usaram
termos positivos, como #descontodeverdade. Apenas 8% citaram o termo
#blackfraude e os outros 37% utilizaram expressões neutras, como
#blackfriday.
A
data está entre as mais importantes do comércio brasileiro. Em 2021,
por exemplo, gerou receita de R$ 5,8 bilhões para o e-commerce,
resultando em um crescimento de 1,7% em relação ao mesmo período de
2020, segundo dados da Ebit|Nielsen. O mesmo estudo indica que o ticket
médio aumentou, chegando a R$ 753.
De
maneira geral, consumidores e empresas da América Latina e do Caribe já
incluíram as compras da Black Friday no orçamento De acordo com uma
análise realizada pela Visa Consulting & Analytics (VCA), equipe de
consultoria da Visa, o número de transações realizadas com credenciais
Visa durante a Black Friday de 2021 aumentou 48% em relação ao mesmo
período do ano anterior. O e-commerce continua sendo um canal de vendas
muito importante, que representou 23% do total de transações em 2021. Os
países com maior crescimento nas transações realizadas em compras
online foram: Peru com mais de 100%, Chile, Colômbia, República
Dominicana e Panamá entre 20% e 40% e Brasil e Costa Rica com quase 20%.
No ano passado, algumas das categorias que registraram o maior
crescimento de compras em lojas físicas e online na América Latina e
Caribe foram o setor de atacado, entretenimento, despesas de viagem e
companhias aéreas.
Apesar
desses números positivos, não podemos esquecer que a data continua
exigindo cuidados de consumidores e empresas. Escolha uma loja virtual
conhecida ou um local online confiável. Marcas que possuem ambiente
físico também garantem mais confiança. Se você vir uma oferta com um
grande desconto em um site desconhecido, desconfie.
"Os
compradores online são vulneráveis a golpes como phishing ou sites
fraudulentos, ataques man-in-the-middle, e-mails de spam/phishing,
pop-ups, ataques de engenharia social e instituições de caridade ou
causas fraudulentas. É o trabalho dos ambientes online proteger os dados
que você fornece, por isso é importante que você tenha cuidado em quem
confia suas informações online", diz Coclin.
Aqui estão 7 coisas que você deve ficar de olho ao comprar online:
- Protegendo seus dados
As
transações de comércio eletrônico correm o risco de roubo de dados se
um site não for seguro. Além disso, os compradores on-line são
vulneráveis a golpes como phishing ou sites fraudulentos, ataques
man-in-the-middle, e-mails de spam/phishing, pop-ups, ataques de
engenharia social e instituições de caridade ou causas mentirosas.
Depois
de fornecer suas informações a um varejista on-line, é trabalho dele
proteger os dados que você forneceu, por isso é importante ter cuidado
em quem você confia suas informações on-line. Mas como saber em quem
confiar? Como você sabe se um site é legítimo e se você deve fornecer
seus dados?
2. Entendendo se é um site seguro ou não
Antes
de fornecer qualquer informação a um site, certifique-se de que ele é
seguro. Um site seguro vai criptografar seus dados em trânsito para que
hackers não possam visualizá-los ou roubá-los, pois suas informações
estão em trânsito do seu computador para o servidor da empresa. No
entanto, observe que apenas porque consta a informação de que um site é
seguro isso não significa que ele seja totalmente seguro.
Um
site é seguro e razoavelmente verificado como o site correto da empresa
(ou seja, não é um site impostor fraudulento). Você deve verificar não
apenas a criptografia do site, mas também confiar nos indicadores de que
o site é quem diz ser.
Por
isso veremos algumas dicas rápidas que você pode usar para saber se um
site é seguro e, em seguida, compartilhar maneiras de saber se uma
empresa é real. Verificar ambos ajudará você a saber se um site é seguro
para comprar.
3. Verifique o certificado TLS
Olhe
para a URL do site. Se começar com “https” em vez de “http”, significa
que o site está protegido usando um certificado TLS/SSL (o s em https
significa seguro). Os certificados TLS protegem todos os seus dados à
medida que são passados do seu navegador para o servidor do site. Para
obter um certificado TLS, a empresa deve passar por um processo de
validação SSL.
No
entanto, existem alguns níveis diferentes de validação de SSL - e
alguns deles são mais fáceis de passar do que outros. O nível mais baixo
de validação TLS/SSL, Validação de Domínio (DV), simplesmente valida a
propriedade do domínio e não a legitimidade da organização que solicita o
certificado digital. Em outras palavras, se você comprou o domínio e
solicitou um certificado para ele, você obterá o certificado porque é o
proprietário do domínio. Os navegadores também mostrarão um pequeno
cadeado na barra de endereços para mostrar que o site está protegido com
criptografia TLS.
O
nível mais alto de validação TLS/SSL, Extended Validation (EV), é o
mais seguro e abrangente. Com a Validação Estendida, a empresa que
solicita o certificado precisa comprovar sua identidade, bem como sua
legitimidade como empresa. Os consumidores precisam olhar além do
endereço para saber se um site tem um certificado EV SSL olhando para a
barra de endereços. As informações do certificado EV TLS/SSL geralmente
podem ser acessadas clicando no cadeado na barra de endereço.
No
entanto, se você clicar no cadeado em seu navegador, também poderá ver
mais detalhes. Se o site tiver um certificado EV SSL e você clicar no
cadeado, verá o nome da organização em “Certificado (válido)”.22221
4. Certifique-se de que a empresa realmente existe
Existem
alguns sinais que você pode procurar para saber se uma empresa é real
ou não. O primeiro é o endereço físico e o número de telefone. Se a
empresa listar um endereço físico e um número de telefone, há uma chance
maior de que seja um negócio real. Verifique se tem uma política de
devolução, se você não conseguir encontrá-lo no site deles,
provavelmente não deseja comprar deles.
Preste
atenção se os preços forem muito baixos. No caso de produtos com preços
muito mais baixos do que deveriam, você pode acabar com mercadorias
falsificadas, bens roubados ou não receber nada. E, finalmente, não se
esqueça da declaração de privacidade. Sites respeitáveis devem
informar como protegem suas informações e se fornecem suas informações a
terceiros. Você deve certificar-se de que um site tenha uma declaração
de privacidade e lê-la antes de fazer uma compra.
5. Verifique seus extratos bancários
Não
espere sua conta chegar no final do mês. Veja os extratos eletrônicos
do seu cartão de crédito, cartão de débito e contas correntes
regularmente. Certifique-se de não ver cobranças fraudulentas, mesmo
originadas de sites como o PayPal (afinal, há mais de uma maneira de
obter seu dinheiro).
6. Não conte tudo sobre você
Evite
preencher formulários contidos em mensagens que solicitam informações
pessoais. Verifique as solicitações de informações pessoais de empresas
entrando em contato com elas usando as informações de contato em seus
sites oficiais.
7. Denuncie irregularidades
Durante
as compras da Black Friday, caso identifique irregularidades em preços,
prazos de entrega, valores de frete ou em relação à segurança digital,
denuncie a situação em sites dedicados a reclamações de consumidores.
A
Black Friday é uma data muito aguardada e você pode aproveitar ao
máximo, sempre. Mas não se esqueça de se proteger com as dicas que
deixamos aqui, de como saber se um site é seguro, certo? Além disso,
vale pesquisar e aproveitar o que a internet tem a oferecer nessa época
do ano.
Sobre a DigiCert, Inc.
DigiCert
é a provedora mundial de escaláveis TLS/SSL, soluções PKI para
identidade e encriptografia. As empresas mais inovadoras, incluindo 89%
das organizações da Fortune 500 e 97 - de um total de 100 maiores bancos
globais - escolheram a DigiCert por sua experiência em identidade e
criptografia para servidores web e Internet das Coisas. DigiCert suporta
TLS/SSL e outros certificados digitais e desenvolvimento para PKI em
qualquer escala por meio da plataforma de gerenciamento de ciclo de
vida, a CertCentral®. A organização é reconhecida pela sua plataforma de
gerenciamento, rapidez e um suporte reconhecido ao usuário, além de
líder de mercado em soluções de segurança. Para as últimas notícias e
atualizações, visite digicert.com ou siga @digicert.
Nenhum comentário:
Postar um comentário