MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 5 de novembro de 2022

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 05/11/2022

 

Namorando com o inimigo

Eleito deputado pela independência que sempre mostrou, Pancadinha pode jogar seu eleitorado no lixo se aderir ao PT, como está dando a entender. Sua própria eleição se deu na esteira da rejeição a candidatos petistas no sul da Bahia, como Josias Gomes, por exemplo.

Partido das paróquias

O PT não soube fazer novas lideranças na Bahia e isso ficou claro na eleição deste ano. O partido perdeu a eleição para ACM Neto em 17 das 20 maiores cidades do estado. E cinco delas são governadas por aliados, como Augusto Castro em Itabuna e Marão em Ilhéus.

Curral petista arrombado

O maior vexame foi ver ACM Neto destroçar Jerônimo em Lauro de Freitas, comandada por uma petista histórica, Moema Gramacho. Ou ela fez corpo mole ou já pode esperar sua demissão em 2024, porque Neto venceu na cidade com quase 59% dos votos. Uma goleada. 


Um Neto é igual a 2 Jeros

augusto e jeronimo Vai ser muito difícil para Augusto Castro e Mário Alexandre explicar a lavada que o candidato de seu grupo, Jerônimo do PT, levou de ACM Neto nas cidades que comandam. Em Ilhéus, ele teve 54% contra 45% do petista. Em Itabuna foi bem pior, goleando por 61% contra só 38%.

Tinham tudo a favor

Nas duas cidades a máquina municipal trabalhou para Jerônimo, assim como as lideranças, os vereadores e até a imprensa, quase toda comprometida com o petista. Só o Jornal das Sete da Morena FM e o jornal A Região abriram espaço constante para João Roma e Neto.

Meu pirão primeiro

A assessoria de imprensa das duas cidades soltavam notas diárias enaltecendo obras do estado, mas parece que nada funcionou. Dizem que o fracasso em Ilhéus é fácil de explicar. "Marão só se preocupou com a eleição da esposa e quase não deu atenção a Jerônimo", diz um secretário. 

 

 

Não vai nem por PIX

Já em Itabuna, a coisa é mais nebulosa, porque Augusto realmente se dedicou, fez eventos e badalou Jerônimo, mesmo sendo amigo pessoal de Neto. Ao fracasso de Jerônimo, se somou o do secretário Zé Alberto, lançado por Augusto para deputado. Não transfere votos.

Quem lê, não vota PT

Quem tinha esperança de Jerônimo nomear um secretário de Educação competente, para compensar o atraso dos últimos 16 anos, pode tirar o jegue do temporal. “Vou cuidar pessoalmente da educação da Bahia”, ameaçou Jerônimo, pior secretário de Educação do país.

Sem noção da humilhação

A eleição estadual mal acabou e já se fala na de prefeitos em 2024. Se depender de Gelado Limões, ele vai passar mais um vexame, como faz desde 2004, há 18 anos, quando foi demitido pela população. A cada nova eleição, menos votos ele recebe. Já foram 7 humilhações...

Valdemor Jr vai dançar

Em Ilhéus, Marão tem a chance de montar uma dinastia como a de Robério e Cláudia OIliveira fizeram em Eunápolis e Porto Seguro. A esposa Soane saiu com muita moral desta eleição e pode ser um nome difícil de bater para prefeita de Ilhéus em 2024. E Marão para 'primeiro-damo'. 

 

 

Sozinho no meio do mato

Além de ser derrotado mesmo vencendo bem nas maiores cidades, ACM Neto vai ter uma nova dor de cabeça. Seu partido, o União Brasil, já está saltitante de vontade de aderir ao Bonde do Ludrão para ganhar cargos. Neto vai ter que bater o pé ou sair para outra sigla.

Ser ou não ser... prefeitão

Outro problema para ele resolver é a eleição para prefeito de Salvador, onde teve a votação recorde de 1 milhão de votos. O parceiro e amigo Bruno Reis com certeza vai querer a reeleição, mas sem a prefeitura Neto fica quatro anos nas sombras até 2026.

Ainda no purgatório?

A grande expectativa com o "novelho" governo da Bahia é se Gelado Limões vai passar mais quatro anos anunciando que "vou assumir um cargo importante no governo". Ele passou os últimos oito na lista negra de Rui Costa, mas repetindo a balela todo mês. 

 

 

Era a última esperança

delegacia Os policiais civis da Bahia perderam o rumo ao ver o PT vencendo a eleição para governador. Sofrendo há 16 anos com o descaso do PT, sem aumento de salário, trabalhando em delegacias insalubres, com coletes vencidos, munição pouca e velha, frota sucateada, eles esperavam mudança.

A cadeia é melhor

Agora, a tendência é de que a situação absurda da categoria continue a mesma, com casos como a delegacia de Canavieiras. Durante uma visita, o diretor do Sindpoc Roberto Cerqueira encontrou paredes cheias de mofo, ar condicionado e PCs sem funcionar, internet cortada.

Entre a bala e o teto

Assim como dezenas de outras pelo estado, a delegacia de Canavieiras está com menos policiais que o mínimo necessário, sem delegado e sem segurança alguma. O prédio está com a estrutura comprometida e não será surpresa se desabar e esmagar alguns servidores.

 

 

Líder em homicídios de novo

O governo do estado insiste em soltar notas dizendo que "os crimes violentos estão caindo na Bahia há 12 meses". Só que o Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra que em 2021 os crimes caíram em todo o Brasil, mas não na Bahia da propaganda petista.

Um "país" violento

No ano passado mais de 5.500 baianos perderam a vida por incompetência (ou leniência) do governo estadual, o dobro do segundo colocado. A coisa é tão grave que, se a Bahia fosse um país, seria o segundo mais violento do mundo. Mais até do que os que estão em guerra.

Não tem como dar certo

O problema não é de verba nem estrutura. É da ideologia que considera bandido uma vítima da sociedade, o traficante um "empresário" que vende para os amigos do Secretário de Segurança, que acredita em negar ao cidadão o direito de se defender e em liberar as drogas. 

 

 

Herança maldita "amiga"

No desespero eleitoral, Ruim Costa mandou gastar muito mais do que tinha no orçamento, pelo menos no papel. Agora quem vai pagar o pato é Jerònimo, que terá uma montanha de "restos a pagar" logo no início do governo. Ou esvazia o bolso ou dá calote em todo mundo.

Perigo de sair algemado

Só na Conder, os gastos são entre três e quatro vezes o orçamento. Na Bahiatursa, o estouro vale cinco vezes o que o orçamento autorizava. Como vão ajeitar isso na contabilidade ninguém sabe. Mas é grande o risco de processos e condenações por improbidade.

Em busca de esconderijo

Assim como Ludrão tentou virar ministro de Dilmanta para evitar ser preso, Rui Costa trabalha por um ministério para se livrar de uma possível prisão no caso dos respiradores, onde todos os indícios apontam para ele no comando da fraude, com pedidos de propina.

Vai precisar de mais malas

Um que está entusiasmado com a vitória do PT na Bahia é o eterno comparsa e ex-presidiário Geddel Samsonite. Também conhecido como o "homem das malas", depois de esconder R$ 51 milhões de propinas, em espécie, em malas num apartamento, ele agora sonha com uma secretaria para chamar de sua. 

 

 

Execução pode ficar impune

Policiais Militares temem que a investigação sobre a execução de um subtenente da PM em Itajuípe por colegas, enganados por uma informação falsa vinda da própria corporação, seja enterrada. Para eles, a ordem veio "de cima" e o mandante precisa ser descoberto e preso.

Milícia de Rui em ação

Além disso, os PMs que participaram da execução também precisam ser investigados, já que deram tiros dentro do quarto com a arma de uma das vítimas, o sargento D'Almeida, para simular uma situação de resistência que justificasse a execução do subtenente e os ferimentos no sargento.

"Correria" antes de janeiro

Depois de perder boa parte da maioria que tinha na Assembleia Legislativa para 2023, o tirante Ruim Costa quer apressar os projetos de lei que Jerônimo vai enviar, para aprovar tudo antes que os novos deputados tomem posse e o "rolo compressor" vá para a garagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário