NOTICIAS AUTOMOTIVAS

O estado mais rico e populoso dos EUA iniciou uma nova campanha para cortar as emissões de CO² e dessa vez o alvo é o setor de transportes de carga no estado.
Por meio da CARB, a agência ambiental da Califórnia, um novo pacote de medidas visa forçar a compra de caminhões elétricos na proporção de 50% da frota a partir de 2024.
A medida obriga transportadores privados e a frota do estado a comprar obrigatoriamente 50% de suas aquisições em caminhões elétricos.
A partir de 2027, isso se aplicará a 100% das compras de caminhões novos, o que na prática encerraria as vendas de caminhões diesel no estado.

Bem, não totalmente, já que a medida se aplica aos transportadores que operam fora dos condados de baixa concentração populacional, que poderão continuar a comprar os modelos a diesel.
Esses veículos elétricos só poderão ser comprados por empresas dessas regiões menos densas populacionalmente, a partir de 2027, dando assim preferência aos operadores dos grandes centros californianos.
Caminhões das classes 7 e 8 – respectivamente de 12 a 15 toneladas de PBT e acima de 15 toneladas de PBT – serão proibidos de acessar portos e áreas de ferrovias, se abastecidos com óleo combustível ou gasolina.
Apenas veículos com emissão zero, como da Nikola e Tesla, poderão entrar em áreas alfandegárias e terminais intermodais a partir de 2024.

Até 2040, todas as vendas de picapes HD até caminhões extrapesados, deverão ser de veículos com emissão zero.
O estado ainda quer atrair fabricantes de caminhões que tenham emissão zero e permitir sua comercialização livre na Califórnia.
Com a medida, a Califórnia impactará nas vendas de caminhões nos EUA, dado ser o estado que mais movimenta cargas no país e dono de boa parte do mercado de veículos comerciais médios e pesados.
Essa mudança nas regras deverá forçar a eletrificação de várias marcas, mas players como os dois já citados, terão certa vantagem até que os fabricantes tradicionais apostem firme nos elétricos.
[Fonte: Auto Evolution]
Nenhum comentário:
Postar um comentário