MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Brasil eleva expectativas em sua 20ª participação na maior feira do setor médico-hospitalar do mundo, na Alemanha

 

Informações à imprensa – Agência Pub  

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Espaço organizado pelo Brazilian Health Devices reunirá empresas brasileiras focadas na internacionalização em evento que acontece entre os dias 14 e 17 de novembro em Düsseldorf

São Paulo, novembro de 2022 – As fabricantes brasileiras de dispositivos médicos chegam a Düsseldorf (Alemanha) para edição 2022 da MEDICA, maior feira do segmento médico-hospitalar do mundo, com a expectativa de fecharem um volume de negócios acima dos US$ 250 mil registrados no ano passado. Divididas em espaços voltados às áreas de equipamentos médicos, ortopedia e laboratório, as fabricantes nacionais estarão participando, entre 14 e 17 de novembro, pela vigésima vez do pavilhão organizado pelo Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da ABIMO em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Estar na MEDICA é, de fato, uma excelente oportunidade de desenvolvimento, pois, além dos contatos extremamente qualificados que podem ser feitos durante os quatro dias de evento, quem participa está diante da maior vitrine mundial de dispositivos médicos. “Por lá, podemos analisar os concorrentes e as tendências de mercado”, diz Thales Mendonça, diretor da Atrasorb, uma das marcas que compõem o pavilhão brasileiro.

Na visão de Patrícia Braile, da Braile Biomédica, o ambiente da MEDICA também estimula a inovação. “A feira nos traz a possibilidade de conhecer novas tecnologias e oportunidades para nossa cadeia de suprimento. Por isso, a Braile enviará um time multidisciplinar para Düsseldorf, não só para buscar parcerias internacionais, mas também para o desenvolvimento de novos produtos”, afirma.

Estreando no evento, a HealTech espera alavancar os negócios na feira. “Estamos indo com a franca intenção de encontrar compradores e distribuidores para exportar os produtos da nossa marca”, diz Roberto Cauduro, que enfatiza que o envolvimento da companhia antes e depois da feira é intenso. “O trabalho a ser desenvolvido em uma exposição dessa magnitude requer um pós-feira totalmente dedicado, com muito empenho e atenção para a otimização dos resultados”, completa.

Perfil de negócios entre Brasil e Europa

A Europa está entre as principais compradoras dos dispositivos médicos brasileiros. Em 2021, as fabricantes nacionais exportaram US$ 157,9 milhões para países europeus, o que representa 21,1% do total daquele ano. A própria Alemanha – que sedia a MEDICA – bem como Bélgica, Espanha, Holanda, Irlanda e Suíça são exemplos de nações com boas relações comerciais com o Brasil.

Porém, as marcas que estarão no evento esperam ampliar essa carteira internacional de clientes, chegando a muitos outros países. A Atrasorb, por exemplo, seguirá para Düsseldorf com uma lista bastante extensa de nações a prospectar. Saindo dos gigantes europeus, a companhia tem interesse em dispor seu portfólio em locais como Albânia, Croácia, Lituânia e Montenegro. “Estar na MEDICA é muito bom, pois nos traz a oportunidade de encontrar um grande número de parceiros de uma única vez”, comenta Mendonça.

Para a Braile, o foco está em buscar novos distribuidores em países onde ainda não atuam, além de parcerias para fabricação e para aquisição de suprimentos e matérias-primas. “A feira MEDICA é a que abrange a maior quantidade de países e investidores em busca de parceiros internacionais para o nosso setor”, destaca Patrícia. Por isso, o time de vendas que estará no evento direcionará seus esforços em encontrar executivos de países como Espanha, França, Reino Unido, Noruega e Suécia.

Exportar para a Europa exige empenho para vencer os diversos desafios que despontam. Os entraves regulatórios são bastante densos, na opinião de Patrícia. “Esse é o maior desafio para a exportação de dispositivos médicos. Apesar de termos um órgão regulador forte como a ANVISA, ainda assim existem muitas diferenças das normativas dos países”, reclama. Mendonça concorda: “a maior barreira hoje são as certificações que são muito caras e exigem muito esforço do time regulatório”.

Sobre a ABIMO

A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional. Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor. 

Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES 

O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente. 

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