Tempo 2 da trilogia estreia nesta sexta, 6 de agosto, com acesso gratuito.
Cantor apresenta clássicos de diversas matizes do samba,
vários deles pela primeira vez, em nova produção do Teatro Unimed.
Criolo,
em cena do filme-concerto Criolo Samba em 3 Tempos, que pode ser visto
gratuitamente no site do Teatro Unimed. (créditos: Monique
Gardenberg/Teatro Unimed)
Nesta sexta-feira, 6 de agosto de 2021, às 21h, no site do Teatro Unimed (www.teatrounimed.com.br), o cantor Criolo apresenta o Tempo 2 do seu primeiro filme-concerto, Criolo Samba em 3 Tempos. Com direção da cineasta Monique Gardenberg e realização da Dueto Produções, o filme pode ser visto com acesso gratuito como parte do projeto Teatro Unimed em Casa,
iniciativa comprometida a levar a produção artística inédita e de
qualidade até onde as pessoas estão, contribuindo para aumentar o acesso
gratuito à cultura em tempos de isolamento social e, consequentemente,
mais saúde e bem-estar.
“Sabemos
o quanto a saúde e o bem-estar das pessoas são impactados pela arte,
cultura e lazer. Manter o acesso aos espetáculos do Teatro Unimed, mesmo
diante do cenário que ainda estamos vivendo, é uma importante entrega
para toda sociedade. Por meio do cooperativismo e de parcerias que
beneficiam todo o setor, estamos felizes em contar com mais um artista
desse prestígio na programação do Teatro. Acompanhem e curtam,
gratuitamente, mais essa produção, que leva saúde, alegria e
entretenimento de qualidade para todos”, afirma Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da Central Nacional Unimed.
Sempre conectado com o público, o samba, a realidade brasileira e suas questões sociais, Criolo mais uma vez inova em sua produção artística, ao protagonizar o seu primeiro filme-concerto, Criolo Samba em 3 Tempos.
Dividida em três tempos distintos, com músicas que conversam entre si
pela sua temática, a produção revela um artista que continua se
desafiando musicalmente, ao mesmo tempo em que se posiciona
politicamente e chama a atenção da sociedade para se engajar em
importantes ações de apoio a famílias em necessidade.
Em
um cenário montado no Teatro Unimed, em São Paulo, criando um ambiente
intimista de samba, sem qualquer referência à plateia, o filme Criolo Samba em 3 Tempos
tem aquele clima de uma verdadeira roda de samba, marcando a primeira
apresentação de um cantor na programação do teatro. A cada semana,
estreia um novo tempo, cada um deles com identidade própria e com
capacidade de nos transportar para o aconchego de uma performance de
quem - verdadeira e naturalmente - ama o samba. “Em conversa com
Criolo para criar o show, lembramos do fim de ano que passamos juntos,
em que ele cantava muitos sambas lindos e falava de sua vontade de
gravar um disco apenas com composições do gênero. Pouco depois, Criolo
de fato gravou Espiral de Ilusão, com sambas inéditos de sua autoria.
Agora, veio a vontade de voltar àquele primeiro momento e homenagear
obras de vários compositores, artistas que admiramos e que tiveram
grande influência em Criolo. Diante da estranheza de filmar uma
apresentação de Criolo voltado para uma plateia inexistente, concebi um
pequeno ambiente vazado no palco, uma espécie de bar ou roda de samba
com um clima nostálgico, para receber esse repertório extraordinário", afirma a diretora Monique Gardenberg.
“É
com muita felicidade que eu reencontro Monique Gardenberg, que é uma
grande diretora e ela deu a mim e a minha equipe toda segurança de
sabermos que íamos fazer um trabalho de arte. Nesse conceito de concerto
de cinema, estávamos em boas mãos e foi feito um trabalho com muita
entrega, com muita dedicação, com muito carinho, com muito amor pra
chegar na casa das pessoas, no coração das pessoas. E fica aqui o meu
agradecimento à toda equipe, meu agradecimento a Monique por essa
oportunidade e a gente tá vivenciando isso. Muita dedicação, muito amor,
muita entrega envolvida numa equipe que só pensou em arte o tempo todo”, declara Criolo.
Com Ricardo Rabelo (cavaco), Gian Correa (violão de 7 cordas), Ed Trombone (trombone) e Maurício Badé (percussão), Criolo interpreta alguns dos mais importantes clássicos do samba, vários deles, pela primeira vez. O Primeiro Tempo possui um clima de sofrência, com músicas como Carinhoso (Pixinguinha / Braguinha), A Flor e o Espinho (Nelson Cavaquinho / Alcides Caminha / Guilherme de Brito) e Luz Negra (Nelson Cavaquinho / Amancio Cardoso). O Segundo Tempo reúne músicas que tratam da questão racial e social, a exemplo de Canto das Três Raças (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro), Barracão de Zinco (Luiz Antonio / Oldemar Magalhães) e Agoniza Mas Não Morre (Nelson Sargento). E o Terceiro Tempo é uma celebração, à vida, ao amor, ao samba, com pérolas como Corra e Olhe o Céu (Cartola / Dalmo Castello), Palpite Infeliz (Noel Rosa) e Desde Que o Samba é Samba (Caetano Veloso). Neste tempo, Criolo também interpreta as composições próprias Linha de Frente e Calçada.
O filme Criolo Samba em 3 Tempos dá continuidade à programação do Teatro Unimed em Casa,
que estreou em 2020 com Luis Miranda, em Madame Sheila, e abriu 2021
com o espetáculo Dez por Dez, obra de Neil LaBute adaptada pelos Irmãos
Leme e protagonizada por Angela Vieira, Bruno Mazzeo, Chandelly Braz,
Denise Fraga, Eucir de Souza, Ícaro Silva, Johnny Massaro, Leopoldo
Pacheco, Luisa Arraes e Pathy Dejesus. “É uma grande alegria termos
Criolo como o primeiro astro da música a fazer parte da programação do
Teatro Unimed, protagonizando o primeiro filme-concerto que produzimos.
Assim como Criolo, nós também nos dedicamos a inovar em nossa produção
cultural, sempre com qualidade e em defesa do respeito à diversidade e
do amplo acesso à cultura e ao lazer, ao mesmo tempo em que chamamos a
atenção para iniciativas de apoio a profissionais das artes em tempos de
pandemia”, declara Fernando Tchalian, CEO da desenvolvedora Reud, controladora do Teatro Unimed.
Durante
este período de pandemia e a cada espetáculo online gratuito, o Teatro
Unimed tem reforçado a importância de iniciativas de apoio a
profissionais das artes, fortemente afetados pela diminuição de
trabalho, convidando o público a colaborar de alguma forma. Assim foi
com o Fundo Marlene Colé, em Dez por Dez, e com a APTR - Associação dos Produtores de Teatro, em Madame Sheila. Agora, em Criolo Samba em 3 Tempos, todos se reúnem para chamar atenção para o Backstage Invisível (www.backstageinvisivel.com.br),
movimento que arrecada e distribui cestas básicas para profissionais
das artes que trabalham atrás das cortinas. São técnicos, carregadores,
montadores, seguranças, equipes de limpeza, assistentes, produtores,
motoristas e vários outros profissionais, cujas famílias têm enfrentado
uma situação de insegurança alimentar, em um período em que muitos
palcos ainda estão vazios.
Em
todos os momentos de preparação, montagem, ensaios, filmagens e
desmontagem, todos os profissionais envolvidos foram cuidadosamente
acompanhados com contínuos registros de condições de saúde e submetidos a
testes pela rede de medicina diagnóstica Alta Excelência Diagnóstica, referência em tecnologia, inovação e qualidade médica, com foco no atendimento humanizado (www.altadiagnosticos.com.br).
Além disso, como tem sido prática cotidiana do Teatro Unimed e do
Edifício Santos-Augusta, realizou-se todo o protocolo de praxe de ações
anti-Covid, com higienização contínua de equipamentos, acessórios, pisos
e ambientes, uso de máscara obrigatório generalizado, higienização
periódica das mãos, amplo distanciamento social e desinfecção diária dos
locais.
Criolo
O
MC, cantor e compositor Criolo iniciou sua carreira em 1989. Paulistano
do bairro de Santo Amaro, criado no Grajaú, Kleber Gomes, o Criolo,
escreveu seu primeiro rap aos 11 anos e sua primeira canção, aos 25.
Criador da Rinha dos MCs, dedicada às batalhas de improvisação, lançou
em 2006 Ainda Há Tempo, seu primeiro registro em estúdio com tiragem de 500 unidades. Em 2011, despontou no cenário musical brasileiro com Nó na Orelha, um dos álbuns mais comentados da última década na cena nacional. Em 2020, Criolo se juntou a Milton Nascimento para Existe Amor,
projeto lançado durante a pandemia do Covid-19, formado por um EP com
duas regravações dos músicos e duas inéditas (com arranjos de Arthur
Verocai e Amaro Freitas) e um fundo para auxiliar a população em
situação de vulnerabilidade social. Criolo iniciou 2021 com um show em
realidade estendida (XR) em seu canal na Twitch. Seu mais recente
lançamento foi o clipe de Fellini em 3D, com referências a filmes do diretor italiano.
Monique Gardenberg
Nascida
na Bahia, morou em Santos dez anos e mudou-se para o Rio de Janeiro em
1974, onde cursou o segundo grau e a Faculdade Economia da UFRJ. Ainda
na faculdade, como parte do movimento pela abertura política, organizou
diversos espetáculos, participando da coordenação dos shows de 1º de
Maio, liderados por Chico Buarque. Em 1982, ao lado da irmã Sylvia
Gardenberg, fundou a Dueto Produções, produtora que deixou sua marca ao
criar eventos culturais históricos, como o Free Jazz Festival, Carlton
Dance Festival, Carlton Arts, Tim Festival, Mastercard Jazz, entre
muitos outros. Em 1989, Monique cursou cinema na New York University, e
dirigiu seu primeiro curta-metragem. Em 1993 fez sua estreia
profissional com o premiado curta Diário Noturno, protagonizado por Marieta Severo. Seus primeiros longa-metragens, Jenipapo (1996) e Benjamim (2003),
este último baseado no livro de Chico Buarque, foram exibidos em
importantes festivais internacionais como Sundance, Toronto e Roterdã. Ópaí, ó (2007),
filme baseado em peça do Bando de Teatro Olodum, deu origem à série do
mesmo nome na Rede Globo de televisão. Ainda como diretora, assinou os
especiais Caballero de Fina Estampa e Prenda Minha, de Caetano Veloso. No teatro, adaptou e dirigiu as peças Os Sete Afluentes do Rio Ota, de Robert Lepage (2002), Baque, de Neil LaBute (2005), Um Dia no Verão, de Jon Fosse (2007), Inverno da Luz Vermelha (2010) e A Hora Amarela (2014), ambas de Adam Rapp, O Desaparecimento do Elefante, peça criada a partir de cinco contos de Haruki Murakami(2013), Fluxorama, de Jô Bilac e o retorno do grande sucesso teatral dos anos 90 - 5 X Comédia ( 2016). Em 2018, lançou Paraíso Perdido, filme que marcou sua volta ao cinema autoral.
Teatro Unimed
Iniciativa da Desenvolvedora REUD e projeto do cultuado arquiteto Isay Weinfeld, o Teatro Unimed
está localizado em um dos pontos centrais da cidade de São Paulo:
esquina da Rua Augusta com a Alameda Santos, a apenas uma quadra da
Avenida Paulista. Com curadoria da programação feita por Monique
Gardenberg, Carlos Martins e Jeffrey Neale, da Dueto Produções, o Teatro Unimed é voltado para espetáculos de alta qualidade e nunca antes exibidos na cidade, como o musical Lazarus, de David Bowie, com o qual abriu suas portas em agosto de 2019, e Madame Sheila, com Luis Miranda, que deu início, em 2020, ao projeto Teatro Unimed Em Casa,
sendo visto online por mais de 80 mil pessoas em 40 países. Muito
versátil, com o que existe de mais moderno em tecnologia cênica, ideal
para espetáculos de teatro, música, dança, eventos, gravações e
transmissões ao vivo, o Teatro Unimed é todo revestido em madeira, com
249 lugares, palco de 100m2, boca de cena com 12m de largura e fosso para orquestra. Primeiro teatro criado por Isay Weinfeld (responsável
pelos projetos dos hotéis do Grupo Fasano, do residencial Jardim, em
Nova York, e do Hotel InterContinental, em Viena), o Teatro Unimed ocupa o primeiro andar do sofisticado edifício projetado pelo arquiteto, o Santos Augusta, empreendimento da REUD, combinação única de escritórios, café, restaurante e teatro. Elegante e integrado ao lobby no piso térreo, o Perseu Coffee House
é a porta de entrada do Santos Augusta. Com mobiliário vintage original
dos anos 50 e 60, assinado por grandes nomes do design brasileiro, como
Zanine Caldas, Rino Levi e Carlo Hauner,
e uma carta de cafés, comidinhas e drinks clássicos, é o lugar perfeito
para encontros informais, desde um café da manhã até o happy hour. O Casimiro Ristorante é uma iniciativa de um dos mais admirados e tradicionais restaurantes de São Paulo o Tatini, fruto da dedicação de três gerações de profissionais voltados para a gastronomia italiana de qualidade: Mario Tatini, Fabrizio Tatini e Thiago Tatini.
Ficha técnica
Voz: Criolo
Cavaco: Ricardo Rabelo
Violão 7 Cordas: Gian Correa
Percussão: Maurício Badé
Trombone: Ed Trombone
Direção: Monique Gardenberg
Fotografia: José Roberto Eliezer, A.B.C.
Direção de Arte: Carila Matzenbacher
Figurino: Cassio Brasil
Produção de Figurino: Daniela Tocci
Assistente de Figurino: Mariana Milani
Assistente de Câmera: Rafael Farinas
Operadores de Câmera: Diego Garc, Elisa Ratts, Pedro Eliezer
Logger: Rodrigo Belati
Gaffer: Sergio Bronzo
Diretor Técnico: Paul Lewis
Técnico de Gravação: Fernando Narcizo
Técnico de Monitor: Rubinho Marques
Produção Criolo: Belma Ikeda
Roadie: Nino Rodrigues
Mixagem: Daniel Ganjaman
Edição: Ana Paula Carvalho
Fotógrafo: Pedro Pupo
Gerente Técnico: Reynold Itiki
Identidade Visual: Tommy Kenny
Comunicação: Dayan Machado
Assessoria de Imprensa: Fernando Sant' Ana
Assessoria Jurídica: Carolina Simão
Pós-Produção: Quanta Post
Produção: Giovanna Parra
Assistente de Produção: Adriel Parreira
Direção de Produção: Clarice Philigret
Realização: Dueto Produções
Equipe Criolo - Oloko Records
Direção Geral: Beatriz Berjeaut
Direção Musical: Daniel Ganjaman
Produção Executiva: Kler Correa
Direção Criativa e Comunicação: Tino Monetti
Assistência de Comunicação: Yan Marrese
Assessoria de Imprensa Criolo: Perfexx
Produção Operacional: Giovanna Scarano
Criolo Samba em 3 Tempos
Filme-concerto
Local: Teatro Unimed em Casa (online)
Endereço: www.teatrounimed.com.br
Quando: a cada semana, estreia um novo tempo
- Tempo 1: já disponível para visualização
- Tempo 2: sexta-feira, 6 de agosto de 2021, às 21h
- Tempo 3: sexta-feira, 13 de agosto de 2021, às 21h
O filme inteiro, com os três tempos, poderá ser visto no site do Teatro Unimed até o dia 22 de agosto de 2021
Classificação: livre
Ingressos: gratuito e sem cadastro
Duração: cerca de 20 minutos cada tempo
_______
Imagens em alta: www.flickr.com/gp/143277192@N03/7oqH2N
Mais informações para a Imprensa:
Teatro Unimed - Fernando Sant'Ana | (11) 99951-0456 | fos@uol.com.br
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