curso online ensina manutenção preventiva para poupar dinheiro e combustível
Com
a crise na economia e cerca de 14,8 milhões de pessoas desempregadas no
Brasil, muitas enxergaram no serviço de transporte por aplicativo uma
alternativa de trabalho e renda. Usando veículo próprio ou alugado, é
preciso tomar alguns cuidados para não ficar no prejuízo a longo prazo.
O
engenheiro mecânico Denis Marum, que há mais de 35 anos trabalha no
ramo automotivo, já atendeu milhares de motoristas de aplicativo que se
queixam quase sempre das mesmas coisas. “Temos que encarar essa
atividade como empreendedorismo. A maioria dos motoristas não tem noção
de mecânica e muito menos montou uma estratégia para migrar o carro
particular como uma ferramenta de trabalho”, afirma Marum.
Marum lista 6 dicas que são as principais dúvidas mecânicas de motorista de aplicativo.
1- Combustível adulterado
Um
teste rápido e eficaz que identifica indícios de adulteração com
solvente: em um copo plástico, coloque a gasolina. Se estiver batizada, o
fundo do copo vai derreter. Combustível adulterado pode estragar a
bomba, a boia de combustível, os bicos injetores e até o catalizador do
escapamento. Cada carro tem um preço de peça, mas reparar esses
problemas varia de R$800,00 a R$5.000,00. Abasteça, sempre que possível,
em locais de sua confiança e guarde as notas fiscais caso precise para
comprovar o abastecimento.
2- Óleo do Motor A
qualidade do óleo do motor determina a longevidade do carro, por isso,
não deixe passar a data de troca, seja por quilometragem ou tempo de
uso. Utilize sempre o óleo indicado no manual do proprietário e evite
ser convencido pelos atendentes ou frentistas que insistem em vender
produtos diferentes. Outra coisa importante: o óleo do motor NÃO precisa
de aditivo. Preste atenção na medição de nível. O óleo deve estar entre
as marcas de máximo e mínimo e, caso não esteja abaixo da marca mínima,
não é necessário completar. |
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3- Vazamentos Fique
atento aos vazamentos de óleo do motor, da direção hidráulica e de
água, porque interferem diretamente nas peças envolvidas. Para
identificar o tipo de vazamento, observe a coloração dos produtos: óleo
do motor é marrom escuro (quando novo, a tonalidade é um pouco mais
clara). O óleo da direção hidráulica ou do câmbio automático é vermelho.
Se você identificou um vazamento de água e ela está transparente, pode
ser que seja somente o suor do sistema de ar-condicionado do carro, mas
se o tom é o rosado, pode ser que o sistema de arrefecimento do veículo
esteja comprometido. Procure um profissional para verificar as condições
de mangueiras e conectores. |
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4- Amortecedores A
função do amortecedor é trazer, além de conforto, estabilidade para o
carro. Se ele travar, o motorista pode perder o controle e o risco de
acidente é maior. Quando for trocar o amortecedor, opte por uma peça
nova, esqueça as recondicionadas. Para fazer o teste caseiro do
amortecedor, empurre a traseira do carro para baixo e observe o
“balanço”. A oscilação deve ser mínima. Amortecedor cansado pode
estragar as buchas da suspensão e os pneus. |
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5- Velas Muitas
vezes negligenciadas por motoristas inexperientes, as velas são
responsáveis por queimar o combustível que entra no motor. Quando
desgastadas, não produzem faísca suficiente e parte do combustível é
eliminado pelo escapamento, fazendo com que você jogue dinheiro fora.
Este é um item importante do carro e que deve funcionar adequadamente. |
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6- Alinhamento e balanceamento Alinhamento
e balanceamento a cada 10 mil km evitam que as rodas tortas se
arrastem. Um sintoma forte de que o carro precisa alinhar e balancear é
quando ele “joga” para a direita ou esquerda sem que o motorista vire o
volante. Uma peça de chumbo na roda pode resolver o problema de
balanceamento. Adiar esse ajuste faz com que haja gastos com
combustível, desgaste prematuro dos pneus e desconforto na direção. O
engenheiro alerta para outros itens que merecem atenção: embreagem,
correia dentada, correia serpentina, câmbio automático, pastilhas e
discos de freio, mau odor, filtros de óleo, de ar-condicionado, bateria,
e estado geral dos pneus. “Sei
que esse período de pandemia afetou muitas famílias. Nem todo mundo tem
acesso a esse tipo de informação e estou aqui para mudar essa
realidade. Reduzir gastos com manutenção e entender como gerenciar o
negócio são informações importantes para fazer a atividade dar lucro.
Desenvolvi um curso voltado para todo mundo que tem carro e quero ajudar
o máximo de pessoas que eu puder”, conclui Marum. O
“Curso de Mecânica Básica para Motoristas de Aplicativo” aborda estes e
outros itens que são importantes no dia a dia e na manutenção
preventiva do veículo, oferecendo gratuitamente, um e-book exclusivo com
todas as informações das aulas. |
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Vera Moreira Comunicação/Assessoria de Imprensa
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