MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 26 de setembro de 2020

Líderes costuram acordo para iniciar no Congresso debate sobre novo imposto

 


Parlamentares pediram ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que não interfira no debate

Redação
BAHIA.BA 
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

 

Líderes partidários costuram um acordo para dar início ao debate sobre a criação de um novo imposto, conforme proposto em uma das fases da reforma tributária. A “nova CPMF”, por se tratar de imposto sobre transações financeiras, é uma forma de compensar a desoneração da folha de pagamentos.

De acordo com informações de O Globo, os parlamentares pediram ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que não interfira no debate. O objetivo é que pelo menos o Executivo possa enviar a proposta ao Congresso para discussão.

Durante almoço na casa do deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara, foi avaliado que sempre que Maia ou o Congresso se manifestam contra o novo tributo, o debate é emperrado. Maia não comentou o caso, segundo a publicação.

Ainda de acordo com O Globo, a equipe econômica do governo ainda espera incluir a ideia do novo imposto na proposta de emenda á Constituição 45, de autoria dos deputados. Os parlamentares, no entanto, não querem assumir o ônus de criação da “nova CPMF”. Além disso, o governo também não quer a criação de um fundo para compensar estados e municípios por perdas de arrecadação previstas.

Auxiliares de Guedes afirmaram à publicação que a equipe econômica avalia uma espécie de “plano B”, que seria a defesa de uma reforma tributária mais enxuta, articulada por representantes das prefeituras e entidades do setor produtivo. A proposta, batizada de ‘Simplifica Já’, tem como principal característica exclusão de estados e municípios das mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário