MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Amanhã: São José do Rio Preto (SP) sedia seminário online "Excelência dos Municípios no Desenvolvimento Agroambiental"

 

Excelência dos Municípios no Desenvolvimento Agroambiental



Evento online e gratuito realizado pela AEASP será nesta terça-feira (29/09) e abordará papel de profissionais de agronomia ligados a iniciativas públicas e privadas para o desenvolvimento rural e agroambiental dos municípios

Com o intuito de debater o papel dos municípios no desenvolvimento rural e agroambiental, a AEASP – Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo promove o seminário online “Excelência dos Municípios no Desenvolvimento Agroambiental”. O evento será em São José do Rio Preto (SP), em formato digital, no dia 29 de setembro (terça-feira), das 15h às 22 horas, com transmissão online pelo Zoom e pelo canal do YouTube da AEASP. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/3mHMWPm

O evento, que contará com cinco painéis de discussão sobre Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Agroambiental e mais de 20 palestrantes, tem o objetivo de despertar os municípios para programas que visem ações como a produção e o abastecimento local de alimentos, explorar oportunidades turísticas, incentivar iniciativas de reciclagem com o fomento de cooperativas e aproveitamento do lixo orgânico, arborização urbana e melhoramento do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) das cidades.

“A escolha de São José do Rio Preto para sediar o seminário online se deu pela proposta que a AEASP tem que é de levar atividades para o interior do estado e ressaltar a importância do desenvolvimento urbano nessa região, que conta com a contribuição fundamental dos profissionais das ciências agrárias”, comenta o presidente da AEASP, João Lammel.

“A programação contará com representantes de diversos municípios, que terão a oportunidade de explanar sobre as iniciativas de sucesso já implantadas, as quais servirão de exemplo para outras localidades”, completa.

A abertura do evento será às 15 horas e contará com a participação do presidente da AEASP, João Lammel e do reitor Universidade Brasil, Felipe Sartori Sigollo. Na sequência, o painel Desenvolvimento Rural – Missão dos Municípios terá a participação do chefe da assessoria de assuntos socioambientais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), João Francisco Adrien Fernandes, que abordará sobre “A importância dos municípios para o desenvolvimento sustentável brasileiro”; do deputado estadual, Frederico d’Ávila, que falará sobre “Políticas públicas agroambientais”; do professor da Fundação Getúlio Vargas, Xico Graziano, e do professor da FEA/USP Ribeirão Preto, Marcos Fava Neves, como moderador.

Em complemento ao primeiro painel do dia, em seguida participam do debate o presidente CREA Goiás, Francisco de Almeida, que falará sobre “Infraestruturas para o desenvolvimento agroambiental”; do secretário da Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de São José do Rio Preto, Antonio Pedro Pezzuto Junior, que apresentará o tema “Produção e Abastecimento com logística zero!” e Marcos Ludovico Valentini, do sistema OCESP, que tratará sobre “Associativismo e cooperativismo na produção local de alimentos”. Os questionamentos ficarão a cargo do secretário SEDEMA Piracicaba (SP), José Otavio Menten e do presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José do Rio Preto (SP), Cesar Vessani. A moderação será feita por Marcos Fava Neves.

O painel Desenvolvimento Agroambiental - Missão dos Municípios terá início às 19 horas e contará com a participação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que tratará do tema “A importância do meio ambiente no desenvolvimento dos municípios”; do deputado federal, Arnaldo Jardim, que falará sobre “Reciclagem: benefícios para os municípios” e do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, que abordará “Política estadual para o meio ambiente”. As perguntas ficarão a cargo da presidente da ABAG Ribeirão Preto, Mônika Bergamaschi e a moderação será feita por Antonio Roque Dechen, professor da Esalq/USP.

Na sequência, a partir das 20 horas, o coordenador do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo falará sobre o programa e a melhora do IDH dos municípios participantes; além do presidente da OCESP, Edivaldo Del Grande  que levará o tema “Cooperativismo e políticas públicas”; do pesquisador da Esalq/USP, Marcelo Leão Machado, que tratará sobre “Tecnologia digital na gestão da arborização urbana”. Os questionamentos ficarão por conta dos diretores da AEASP, Tais Tostes Graziano e Henrique Mazotini.

O último painel do evento, a partir das 21h15, trará a palestra “Estado atual, desafios e tendências dos resíduos sólidos”, com o professor da USP São Carlos, Valdir Schalch. Também participa o professor da Universidade Brasil, Evandro Tagliaferro, com o tema “Viabilidade e benefícios do gerenciamento adequado de resíduos sólidos”. As perguntas serão feitas pelo presidente do INPEV, João Rando e, do superintendente do CONSIMARES, Mimo Ravagnani.

O evento “Excelência dos Municípios no Desenvolvimento Agroambiental” é realizado pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEAESP), com o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA-SP e colaboração da CONFAEAB – Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José do Rio Preto e Universidade Brasil.

SERVIÇO

Seminário Excelência dos Municípios no Desenvolvimento Agroambiental
Data: 29 de setembro de 2020 (terça-feira)
Horário: 15h às 22h
Programação completa e inscrições: https://forms.gle/txmJEh6BYQRE3ETR6

Informações para a imprensa
Acerta Comunicação – Assessoria de imprensa AEASP
Adriana Ferreira – (11) 99177-7113 | adriana@acertacomunica.com.br

Attuale Comunicação – (11) 4022-6824 – Assessoria de imprensa do Seminário
Mariele Previdi - (11) 99954-4626 | mariele@attualecomunicacao.com.br
Mariane Belasco - (11) 97066-0426 |mariane@attualecomunicacao.com.br


Fotos para Download:


baixar em alta

 

Informações para a imprensa
Attuale Comunicação – (11) 4022-6824

Mariele Previdi - (11) 99954-4626 | mariele@attualecomunicacao.com.br
Juliana Bonassa - (11) 94928-0849 |juliana@attualecomunicacao.com.br
Mariane Belasco - (11) 97066-0426 |mariane@attualecomunicacao.com.br
Tamara Horn - (11) 97116-1390 | tamara@attualecomunicacao.com.br
Ana Flávia Gimenes - (11) 99590-4699 | anaflavia@attualecomunicacao.com.br
Glaucia Bezerra - (15) 98146-5045 | glaucia@attualecomunicacao.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário