MEDIÇÃO DE TERRA

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sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Hotéis baianos se organizam para evitar golpes em Redes Sociais

 


Funcionários de estabelecimentos serão capacitados para instruir os turistas

Tribuna da Bahia, Salvador
24/09/2020 11:22 | Atualizado há 22 horas e 28 minutos

   
Foto: Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia

Por: Cleusa Duarte


O Caso das Páginas e perfis falsos em cerca de 15 hotéis em Salvador, Lauro de Freitas e Mata de São João nas Redes Sociais continua sendo investigado e ações já estão sendo executas em conjunto com a Secretaria de Turismo (SETUR BA), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - BA (ABIH), Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por meios Eletrônicos e Delegacia do Turista (DElTUR).

“Vão ser capacitados pelo menos uma pessoa de cada hotel para saber como agir e informar turistas de como identificar a página original do estabelecimento. É preciso alertar as pessoas que isso está ocorrendo e que fiquem atentos no sentido de ligar para o hotel, identificar outra página, saber se aquele hotel realmente trabalha com transferência, cartão, cheque e evitar as fraudes. Mas a denuncia foi realizada pelos próprios hotéis, ainda não temos nas delegacias denúncia de pessoas prejudicadas”, explica Marita Souza, delegada da Deltur.”

Para discutir o caso, , no último dia 16 foi realizada uma reunião na SETUR-BA, representada por Benedito Braga e Jorge Ávila .Além deles participaram Luciano Lopes presidente da ABIH-BA, o delegado João Roberto Cavadas do GME e a delegada Marita Souza da DELTUR. Estiveram presentes também representantes de hotéis associados da ABIH-BA.

Na reunião foram relatados alguns casos de perfis do instagram fakes, bem como apresentadas orientações práticas em caso de situações similares. “Criamos um grupo de trabalho entre a SETUR, ABIH-BA e Polícia Civil da Bahia com a finalidade de traçarmos um plano de atuação estratégico e institucional e elaborarmos uma cartilha de orientação, para todos os hotéis da Bahia a respeito destes crimes. Esta situação não pode prejudicar os hotéis pois o número de casos é muito pequeno e restrito aos perfis do instagram”, comenta Luciano Lopes.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Setur, os prejuízos causados foram de imagem e também para os clientes, tendo em vista que em alguns casos chegaram a realizar vendas e sorteios de pacotes promocionais nos mesmos moldes realizados pelas páginas oficiais destes estabelecimentos, conforme relatos durante a reunião.

A capacitação para o setor hoteleiro será para que seus representantes tenham noções básicas de como conduzir os casos de invasão dos seus perfis, que será ministrado pelo GME. Benedito Braga, juntamente com o presidente da ABIH, Luciano Lopes, serão responsáveis por formar o grupo para o curso. O diretor Jorge Ávila fará a interlocução entre o trade turístico e a Deltur, bem como a formação de um grupo de trabalho, para que os casos cheguem mais rápidos ao Grupo Especializado.

Os executivos dos hotéis ressaltam, que neste momento de retorno às atividades, depois de seis meses parados por conta da Covid 19, as redes sociais se tornaram ferramentas imprescindíveis para trabalhar e captar clientes, tendo feito, inclusive, investimentos durante este período de isolamento social para continuarem mantendo contado com os clientes já existentes, além de captação de novos. A ABIH-BA não divulga informações de seus associados, por isso não encaminhou a relação dos estabelecimentos prejudicados a Tribuna da Bahia.

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