No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, que será celebrado nesta terça-feira (11/2), a Fiocruz promoverá uma série de atividades no
campus de Manguinhos e em suas unidades regionais por todo o Brasil. Por meio de uma chamada pública, a Fiocruz está recebendo em sua sede, nos dias 10 e 11 de fevereiro, jovens estudantes matriculadas no ensino médio de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro para uma imersão monitorada para aproximar as alunas das atividades científicas. Foram selecionadas 53 meninas. Muitas delas, em sua carta de apresentação, já decidiram: “Quero ser astronauta”. Outras também foram categóricas: “Engenheira da Nasa”.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 2015 e desde o ano passado integra o calendário de eventos da Fiocruz. Em todo o mundo, centenas de instituições vão comemorar o dia com iniciativas que buscam ampliar a visibilidade do papel das mulheres na ciência e tecnologia.
A Fiocruz Minas promoverá uma roda de conversa aberta ao público, com o tema
O conhecimento produzido por mulheres. A Fiocruz Bahia lançará o projeto
Meninas baianas na ciência: conectando passado, presente e futuro, no qual será realizada a apresentação da proposta institucional, com a participação de representantes das secretarias estaduais de Educação, de Política para Mulheres, de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Promoção da Igualdade Racial, além do diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Paulo Elian.
Em Pernambuco, a Fiocruz promoverá o seminário
Mulheres na ciência: construindo alternativas para superar as desigualdades raciais e de gênero. Na ocasião, especialistas e estudiosas do universo científico vão debater sobre ciência a partir da perspectiva de gênero. A Fiocruz Brasília selecionou alunas entre 12 e 15 anos das escolas do Distrito Federal para o concurso de ilustração
A ciência da vida: minha vida é na ciência. A exposição dos trabalhos selecionados será realizada de 11 a 28 de fevereiro.
Confira abaixo o link para as programações das unidades da Fiocruz por todo o Brasil:
Mulheres e meninas na ciência:
https://portal.fiocruz.br/mulheres-e-meninas-na-ciencia
Nenhum comentário:
Postar um comentário