Não é exagero dizer que os japoneses vivem
num futuro distante de boa parte do mundo. Tecnologia, cidadania e
educação dos nipônicos são de fazer inveja. E quem se surpreende com
robozinhos, televisões gigantes e edifícios que desafiam a Escala
Richter não se assusta em notar que o Salão do Automóvel de Tóquio se
revela no futuro, com um festival de modelos conceituais que ditaram os
rumos das marcas locais.
A Honda levou para a mostra o Sports EV Concept, que segue a mesma proposta do Urban EV Concept apresentado no Salão de Frankfurt, em setembro. O carrinho recorre a motorização elétrica, uso de inteligência artificial para auxiliar na condução.
Já a Lexus, selo de prestígio da Toyota, apresentou o LS Plus, que antecipa como será a renovação do “Classe S japonês”. As linhas gerais da carroceria seguem a atual geração, mas o carro ganha elementos óticos mais efusivos, como grade iluminada, feixes de LED que se prolongam às lanternas e demais firulas para valorizar o showcar. Apesar do visual espalhafatoso, a Lexus aponta que o conceito é dotado de sistema de condução autônoma em rodovias, que faz parte do programa Teammate Highway.
Dose dupla
A Mazda não poupou esforços e levou para a mostra japonesa os conceitos Vision Coupé e Kai. O primeiro é uma proposta para um cupê quatro portas que concorreria com Audi A5 Sportback e BMW Série 4 Grand Coupé. O desenho impressiona pela suavidade das linhas, capô longo e linha de cintura elevada.
Já o Kai é o conceito mais próximo da realidade. Dará vida à nova geração do Mazda 3. Seu desenho também tem apelo esportivo e elementos como coluna C larga, capô alongado, lanternas com elementos circulares que remetem à saudosa Alfa Romeo Brera.
A Nissan também chamou a atenção com o conceito IMx. Extremamente futurista, é espécie de utilitário esportivo (SUV) do futuro, que utiliza motori-zação elétrica e sistema de condução autônoma.
O design chama a atenção pela traseira elevada e o interior que recolhe o volante e reclina o banco do motorista, quando se ativa o modo autônomo. O conceito é equipado com duas unidades elétricas montadas próximos aos eixos. De acordo com a marca, o IMx tem autonomia de 600 quilômetros.
O WRX do amanhã
Conceitos japoneses geralmente não têm pegada esportiva muito acentuada, em nome da inovação e eficiência, mas a Subaru resolveu apostar no VIZIV. Trata-se de um sedã agressivo que servirá de base para a próxima geração do furioso WRX com tração integral e motor boxer turbo.
A Honda levou para a mostra o Sports EV Concept, que segue a mesma proposta do Urban EV Concept apresentado no Salão de Frankfurt, em setembro. O carrinho recorre a motorização elétrica, uso de inteligência artificial para auxiliar na condução.
Já a Lexus, selo de prestígio da Toyota, apresentou o LS Plus, que antecipa como será a renovação do “Classe S japonês”. As linhas gerais da carroceria seguem a atual geração, mas o carro ganha elementos óticos mais efusivos, como grade iluminada, feixes de LED que se prolongam às lanternas e demais firulas para valorizar o showcar. Apesar do visual espalhafatoso, a Lexus aponta que o conceito é dotado de sistema de condução autônoma em rodovias, que faz parte do programa Teammate Highway.
Dose dupla
A Mazda não poupou esforços e levou para a mostra japonesa os conceitos Vision Coupé e Kai. O primeiro é uma proposta para um cupê quatro portas que concorreria com Audi A5 Sportback e BMW Série 4 Grand Coupé. O desenho impressiona pela suavidade das linhas, capô longo e linha de cintura elevada.
Já o Kai é o conceito mais próximo da realidade. Dará vida à nova geração do Mazda 3. Seu desenho também tem apelo esportivo e elementos como coluna C larga, capô alongado, lanternas com elementos circulares que remetem à saudosa Alfa Romeo Brera.
A Nissan também chamou a atenção com o conceito IMx. Extremamente futurista, é espécie de utilitário esportivo (SUV) do futuro, que utiliza motori-zação elétrica e sistema de condução autônoma.
O design chama a atenção pela traseira elevada e o interior que recolhe o volante e reclina o banco do motorista, quando se ativa o modo autônomo. O conceito é equipado com duas unidades elétricas montadas próximos aos eixos. De acordo com a marca, o IMx tem autonomia de 600 quilômetros.
O WRX do amanhã
Conceitos japoneses geralmente não têm pegada esportiva muito acentuada, em nome da inovação e eficiência, mas a Subaru resolveu apostar no VIZIV. Trata-se de um sedã agressivo que servirá de base para a próxima geração do furioso WRX com tração integral e motor boxer turbo.
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