Os irmãos Pete Casswell e Andrew Borough encontraram artefatos feitos de bronze romano
BAHIA.BAHarrison Ford estará em breve nos cinemas no novo “Blade Runner”, mas foi seu Indiana Jones que inspirou os irmãos Pete Cresswell e Andrew Boughton, arqueólogos amadores. A dupla descobriu em Gloucestershire, no Reino Unido, relíquias perdidas do império romano, que nunca haviam sido achadas naquela região até então.
“É uma descoberta única na vida. É um privilégio poder contribuir para a história britânica e local”, disse Pete ao jornal inglês Telegraph. Ele contou também que, ao perceber do que se tratava sua descoberta, contatou profissionais de arqueologia.
Datados entre 318 e 450 d.C., época correspondente ao final do domínio romano na região, os objetos são feitos de bronze e parecem ter sido deliberadamente quebrados e escondidos. Pete e Andrew acharam as relíquias com o uso de um detector de metais.
Entre os achados, estão uma estátua de um cão, fragmentos de caixas de metal, alças de caixas, pedaços de estátuas de metal, peças de joalharia de bronze, parte de uma vasilha de cozinha, fivelas e acessórios de móveis.
Uma equipe de arqueólogos liderada por Kurt Adams começou a investigar o sítio arqueológico, e segundo o membro do Conselho do Condado de Gloucestershire, Nigel Moor, as peças descobertas fizeram os cidadãos da cidade muito felizes: “A perspectiva de mais tesouros escondidos enterrados aqui no município é emocionante para os residentes e os historiadores locais”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário