MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de setembro de 2017

Entenda os símbolos no transporte de produtos perigosos


BLOG DO CAMINHONEIRO


O transporte de produtos perigosos em vias públicas exige a identificação do tipo de produto que está sendo transportado. Essas informações são de grande importância para a segurança em caso de acidente ou vazamento dos produtos.
As identificações – por meio de símbolos, cores e formas específicas – permitem que o produto perigoso seja identificado a distância e que as atitudes necessárias sejam tomadas com mais velocidade. Por exemplo, no caso de um vazamento, essa identificação do produto permite direcionar o atendimento de emergência sem grandes riscos para operadores e atendentes.
Painéis de segurança
Os símbolos são retangulares, na cor laranja, com bordas e números na cor preta divididos em duas linhas: na superior, fica a identificação do risco do produto; na linha inferior, o número de identificação, com base em padrão da ONU, que pode ser consultado em:
http://sistemasinter.cetesb.sp.gov.br/produtos/produto_consulta_onu.asp.
Rótulos de risco
Ficam em forma de quadrado que deve estar disposto com apoio num de seus vértices, identificando a classe de risco do produto transportado por meio de números e símbolos.
As classes de risco possuem as seguintes atribuições para cada número:
1) explosivos; 2) gases; 3) líquidos inflamáveis; 4) sólidos inflamáveis, substâncias sujeitas a combustão espontânea, substâncias que, em contato com a água, emitem gases inflamáveis; 5) substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos; 6) substâncias tóxicas (venenosas) e infectantes; 7) materiais radioativos; 8) corrosivos; 9) substâncias e artigos perigosos diversos.
Veja a seguir exemplos da identificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário