MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Desenho de nu a carvão pode ser esboço para Monalisa


A obra pertence há mais de 150 anos ao Museu Condé, em Paris, mas era atribuída apenas ao estúdio de Leonardo da Vinci

BAHIA.BA
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O desenho conhecido como “Monna Vanna”, feito a carvão e que pertence há mais de 150 anos à coleção de arte renascentista do Museu Condé, no Palácio de Chantilly, em Paris, pode ser um rascunho da Mona Lisa, obra-prima de Leonardo da Vinci.
Até o momento, o desenho era atribuído apenas ao estúdio de da Vinci, mas especialistas encontraram indícios de que o artista trabalhou em ambas as obras. Testes realizados no Museu do Louvre, onde a Mona Lisa está exposta, sugerem que o esboço é “pelo menos em parte” de autoria do gênio.
“O desenho tem uma qualidade na forma como o rosto e as mãos são apresentados que é de fato notável”, afirmou o curador Mathieu Deldicque à agência de notícias AFP. “Não é uma cópia inferior. Estamos olhando para algo que foi trabalhado em paralelo à Mona Lisa no fim da vida de da Vinci. É quase certo que se trata de um trabalho preparatório para uma pintura a óleo”, completou.
Bruno Moottin, especialista em conservação do Louvre, confirmou que a obra data do início do século 16, sendo contemporânea a da Vinci, e apresenta “qualidade muito alta”. Ele observou, no entanto, que o tracejado no topo do desenho, perto da cabeça, foi feito por uma pessoa destra, enquanto da Vinci desenhava com a mão esquerda.
“Devemos manter a prudência”, disse à AFP, “já que a análise ainda está em andamento”. “Esse é um trabalho que vai levar algum tempo”, afirmou. “É um desenho muito difícil para trabalhar porque é particularmente frágil”, explica.
Leonardo da Vinci (1452-1519) foi um dos grandes artistas renascentistas italianos, e sua pintura a óleo Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda) é uma das obras de arte mais conhecidas e valiosas do mundo. Acredita-se que o quadro seja um retrato de Lisa Gherardini, encomendado por seu marido, Francesco del Giocondo, comerciante de roupas e oficial florentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário