MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 27 de março de 2017

Inadimplente tem a chance de limpar nome


Em Salvador, o inadimplente pode se dirigir até o edifício Catabas Empresarial, sala 501, que fica na Avenida Tancredo Neves

por
Yuri Abreu
Publicada em  TRIBUNA DA BAHIA
O número é alto e chama a atenção. De acordo com um estudo feito pela Serasa Experian, atualmente são quase 60 milhões de pessoas inadimplentes em todo o Brasil, o maior valor já registrado em todo o mês de janeiro desde quando a pesquisa começou a ser feita. Isso representa cerca de 40% da população adulta no País. Na Bahia, também segundo a Serasa, dados de 2016 chegaram a apontar que mais de quatro milhões de pessoas estavam com dívidas atrasadas, representando quase 30% da população.
Como forma de mudar essa realidade, os devedores terão a oportunidade de, a partir de hoje, voltar a ter o nome limpo na praça. Até o próximo domingo, dia 2 de abril, a Serasa Experian realiza a primeira edição do Liquida Dívidas, em todo o Brasil, nas modalidades presencial, online ou por telefone.
Em Salvador, o inadimplente pode se dirigir até o edifício Catabas Empresarial, sala 501, que fica na Avenida Tancredo Neves. O atendimento ao consumidor acontece das 8h30 às 17h30 (de segunda a sexta-feira) e das 8h30 às 14h (aos sábados). Os documentos necessários para o atendimento são o CPF e o documento de identidade com foto (RG ou carteira de trabalho).
De acordo com a entidade, os descontos variam de acordo com o credor e a situação, mas podem chegar a 90% do valor da dívida. A campanha vai permitir que o consumidor faça a negociação e pague suas contas atrasadas no site da Serasa ou pessoalmente com as empresas participantes, em quase 20 mil postos de atendimento e em canais exclusivos de atendimento ao consumidor.
Para maiores informações, o devedor pode acessar o site www.liquida dividas. com.br. Nele, será possível consultar como está a situação do CPF e negociar a eventual dívida, além de realizar a consulta das contas do FGTS, que poderá ser utilizado para o pagamento dos débitos existentes. Pouco mais de 20 empresas – das áreas de telefonia, financeiras, bancos, TVs por assinatura e companhias de energia elétrica – devem participar do Liquida Dívidas.
Além de consultar o site, para saber se a empresa a qual ele deve está participando, outra dica dada pela entidade é a de que, antes de partir para a renegociação, o consumidor inadimplente revise suas contas antes de acessar o serviço e veja de quanto pode dispor para quitar seus débitos à vista ou parcelado. Dentro do período do evento, as empresas participantes apresentarão propostas exclusivas para os clientes com contas vencidas.
Até neste momento, planejamento é fundamental. Antes de renegociar, é importante colocar na ponta do lápis todas as despesas fixas e as contas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber o quanto está disponível para pagar a nova dívida que será renegociada, escolhendo quais as condições e formas de pagamento que melhor se encaixam no orçamento.
Confira dicas dadas por especialistas:
Não tenha receio de olhar para as dívidas que saíram do controle: veja o quanto você já pagou e qual é o valor devido.
Não conte com rendimentos incertos, tais como: empréstimos, venda de bens, herança ou outros ganhos.
Veja quais são seus rendimentos e o quanto você pode pagar. Se você já tem uma poupança, essa é uma boa hora para usá-la.
Não tenha medo de pedir descontos ou, se precisar, mais parcelas. Assuma somente aquilo que você pode pagar.
Priorize as dívidas com juros maiores, como o cheque especial e o cartão de crédito.
Não caia no mesmo erro outra vez e pense seriamente antes de assumir novas dívidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário