FLORIANÓPOLIS (SC) – Demorou cerca de quatro anos até a Hyundai lançar o Creta, utilitário-esportivo (SUV) compacto, que até então seria derivado do HB20. Mas desde os primeiros anúncios até agora muita água passou por baixo da ponte da marca sul-coreana e o jipinho, que já era vendido em outros mercados asiáticos, precisou ser aperfeiçoado para o cenário atual do mercado e também desmentir a ideia de que ele seria uma derivação do popular produzido em Piracicaba (SP).
Na verdade, o Creta não é uma derivação do HB20, como todos imaginavam. O modelo utiliza a base do sedã Elantra, o que lhe confere melhor espaço interno e adoção de suspensão independente nas quatro rodas. Afinal, o SUV chegou num momento em que Honda HR-V e Jeep Renegade dominam o mercado e o jipinho não poderia ser um produto tão espartano. Para essa função a marca ainda mantém o decano Tucson (de duas gerações atrás) em produção na unidade fabril da CAOA, em Anápolis (GO).
O Creta, por sua vez, é feito em Piracicaba, na mesma fábrica de onde também brotam HB20 e HB20S. Partindo de R$ 72.990 (numa versão com motor 1.6 e caixa manual de seis marchas e sem controle de estabilidade - ESC), o Creta chega para disputar mercado na fração mais gorda do segmento de utilitários-esportivos, que é o nicho dos compactos, que no jargão da indústria se denomina como “B SUV”, que atualmente corresponde a 66% do mercado de jipinhos do país.
O carro
O Creta será oferecido em seis versões que vão dos R$ 72.990 a R$ 99.490, com duas opções que combinam motor 1.6 e transmissão manual, duas com uso da mesma unidade e caixa automática de seis marchas e duas que combinam transmissão automática e bloco 2.0.
O motor 1.6 é uma evolução da unidade que equipa o HB20. O propulsor ganhou dupla variação de fase, tanto na admissão, quanto no escape. Com isso, a potência subiu para vistosos 130 cv e 16,5 mkgf de torque. De acordo com o índice de aferição do Inmetro, o consumo da versão (com etanol) ficou na casa de 7,6 km/l, na cidade, e 8,2 km/l na estrada.
Andamos na versão Pulse 1.6 (automática), que tem preço sugerido de R$ 85.240. O jipinho se mostrou bastante ágil dentro da cidade, com bom nível de conforto e baixo ruído. Na estrada, o jipinho se mostrou pouco atlético, num comportamento semelhante ao do Nissan Kicks e da versão 1.6 do Ford EcoSport, o que indica que sua vocação é realmente citadina. Com o motor sempre cheio em rodovias, não é de se espantar que o consumo seja tão próximo do urbano.
Apesar de ser a versão mais refinada com o motor de menor deslocamento, a versão carecia de alguns mimos como revestimento em couro no volante, ar-condicionado digital com difusor para a segunda fileira (ele oferece a versão convencional, com saídas apenas na frente) e um padrão de acabamento muito aquém do que se espera num automóvel que ultrapassa a barreira dos R$ 80 mil.
E olha que o gerente de produto da Hyundai Motors do Brasil (HMB) garantiu que o carro passou por melhorias para atender o padrão de sofisticação que o consumidor tem pela marca no mercado brasileiro.
2.0
Indo para a versão topo de linha, Prestige 2.0 (automática), os 166 cv e 20,5 mkgf de torque dão vigor ímpar ao jipinho sul-coreano, deixando para trás o líder HR-V e a versão 1.8 flex do Renegade. A suspensão independente e a atuação rápida dos controles de tração e estabilidade fazem dele um carro bastante estável, mesmo com o centro de gravidade elevado, comum nos SUVs. Mas mesmo assim, não convém abusar da sorte. Já o consumo, segundo o Inmetro, é de 6,9 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada, com etanol.

No entanto, quando se chega ao patamar de quase R$ 100 mil, ainda assim o Creta fica devendo em acabamento. Os plásticos do painel são duros e estratégia de combinar tons diferentes não esconde a rigidez. Outro item que deveria constar, mesmo como opcional, são as borboletas de marcha, que podem ser úteis em reduções em entradas de curvas. Por outro lado, os bancos de couro em tom marrom fazem os ocupantes se sentirem bem acolhidos.

Conteúdos
O Creta pode ser equipado com até seis bolsas infláveis, sendo duas frontais, duas laterais e duas cortinas. O jipinho ainda conta com sistema start/stop, monitor de pressão dos pneus (TMPS), Luzes de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa (Hill Holder), além de luzes auxiliares de direção (aquela lâmpada que se acende quando se gira o volante para um dos lados) e luz diurna em LED.
Complementa o conjunto a direção com assistência elétrica, módulo multimídia com tela de sete polegadas com direito a navegador GPS, câmara de ré e conexão para smartphones nos padrões Apple Car Play e Android Auto. As vendas do Creta terão início na segunda quinzena de janeiro.