quarta-feira, 14 de dezembro de 2016
Especialistas dão dicas sobre alimentação saudável durante festas de fim de ano
O Natal está chegando e acompanhado do clima natalino, vêm as tradicionais confraternizações e a troca de bons momentos com amigos e familiares, do ano que vai se despedindo.
Mas o que fazer para manter o peso nesses eventos que sempre estão acompanhados de tentações? Como evitar os excessos?
Um fato interessante é que muitas vezes há distorção do real sentido dos encontros, onde o alimento deixa de fazer parte simbólica desse cenário e passa a ser ator principal. É verdade que o alimento representa comer porque gosta e não comer apenas porque nos faz bem, o sentido do alimento vai além de nutrir o corpo, pois nutre a alma também. Porém, confraternizar é também conversar, se divertir, dar risadas.
Afinal, o que nos alimenta nas festas de fim de não? Seriam apenas os beliscos, o choppinho, o tradicional peru ou a deliciosa rabanada da vovó? Ou será que o sentido de nutrir também não contempla a arte dos encontros, sorrisos, alegrias e abraços? De fato, a mistura desses dois sentimentos é que faz a magia acontecer.
Quando o sentido de nutrir vai por esse vértice, as escolhas e atitudes alimentares tornam-se mais fáceis.
E diante disso, dicas das nutris passam a ser mais leves e legais. Como seria o caso de quando no barzinho no lugar de frituras e alimentos energéticos e salgados, pode-se optar por uma salada também apetitosa como rúcula, tomate seco, tomate cereja, queijo branco e manjericão e para saboreá-la ainda mais, a presença do azeite extra virgem.
Ou então, a famosa cenourinha com limão, azeite e sal, porque não? Ah, mas e a minha fritura que eu tanto gosto? Sim ela também pode ser solicitada à mesa, porém não sendo o prato principal, ou então optar por assados substituindo os fritos.
Quanto ao chopp, o que fazer? Mantê-lo como escolha é uma boa, considerando que é uma bebida alcoólica tradicional nos encontros, além do clima tropical, mas se hidrate de verdade além dele, ou seja, faça seu uso, intercalando com o consumo de água, essa atitude não afasta as pessoas das rodas sociais e ao mesmo tempo há a moderação no consumo de álcool.
Isso mesmo, a melhor palavra para se utilizar para as festas e para todo o ano é a moderação. Faça suas refeições diárias de maneira saudável, prevalecendo, frutas, sucos, lanches leves, queijos, iogurtes e leite desnatados, carnes magras e grelhados, pães e massas integrais, não omita suas refeições, pois ao contrário do que muitos pensam, isso não te trará vantagens. A disciplina nos horários (manter suas refeições principais e lanches intermediários) serão interessantes para que não ocorra momentos de compulsão ou exageros alimentares, em especial com aqueles alimentos mais calóricos.
Faça os exercícios, eles também contribuem para a sensação de bem estar.
Bom, a partir de mudanças de comportamento e não deixando de lado o momento prazeroso de compartilhar alegrias com as pessoas queridas, o alimento é apenas parte desse cenário que pode sim ser gostoso e moderado ao mesmo tempo.
Essas são as sugestões das Nutris São Legais, porque comer é um momento de prazer e não apenas de nutrir.
Dra. Felícia Bighetti Sarrassini e Fabiane Alheira são nutricionistas especialistas em nutrição clínica. E apresentam o programa Nutris São Legais na TV um Olhar no Rio de Janeiro. Instagram e fanpage @nutrissaolegais
Consultório: Avenida Ataulfo de Paiva, 135 - sala 1414 – Leblon - Rio de Janeiro. Fone: (21) 3486-9502
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário