MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 27 de novembro de 2016

Mutirão faz atendimentos no Dia de Combate ao Câncer de Pele, no AM


Consultas dermatológicas foram oferecidas gratuitamente neste sábado (26).
Objetivo é chamar atenção para prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Do G1 AM
Muitas pessoas procuraram o atendimento dermatológico no Hospital Tropical neste sábado (Foto: Suelen Gonçalves/ G1 AM)Muitas pessoas procuraram o atendimento dermatológico no Hospital Tropical neste sábado (Foto: Suelen Gonçalves/ G1 AM)
O Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, neste sábado (26), foi marcado por um mutirão de consultas dermatológicas, em Manaus. Na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), mais de 500 atendimentos foram realizados. Também participam da ação a Fundação Alfredo da Mata e o Hospital Universitário Getúlio Vargas.
A ação, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em todo o país, tem a expectativa de atender aproximadamente 30 mil pessoas. De acordo com a diretora presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, o objetivo da campanha é chamar a atenção da população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele. Ela ressalta que esse tipo de câncer é o que apresenta maior incidência no Brasil e na região Norte.

Quem procurou a FMT-HVD nesta manhã enfrentou fila grande. Cerca de 500 atendimentos foram feitos na unidade. A autônoma Janaína Gama, de 35 anos e a filha dela, de quatro meses, procuraram o mutirão após o surgimento de manchas na pele. Um caso de câncer de pele na família motivou a busca pelo atendimento.
"Desde que a neném nasceu começou essas manchas. Nela a gente já está tratando, mas não resolveu. Em mim está ficando pior. Coça, muda de cor, aumenta. Quando vi o mutirão resolvi vir logo, cheguei por volta das 8h, peguei senha de prioridade e ainda estou esperando", disse ela, que por volta de 10h30 ainda aguardava a consulta.
Dona de casa começou a ter manchas na pele e resolveu procurar hospital para examinar (Foto: Suelen Gonçalves/ G1 AM)Dona de casa começou a ter manchas na pele e
resolveu procurar hospital para examinar
(Foto: Suelen Gonçalves/ G1 AM)
A mudança no tamanho e cor de sinais fez a dona de casa Erlen Chavier, de 33 anos, procurar as ações do mutirão. Segundo ela, um dos fatores que a levou a ter medo é o pouco uso do protetor solar.
"Não uso protetor pela questão do valor, segundo porque acabo esquecendo. No meu filho eu coloco boné, uso sombrinha. Não tenho hábito de passar protetor nem quando vamos tomar banho de piscina ou se expor muito ao sol. Quando vejo alguém colocando, acabo passando", contou.

Em 2015 a FMT-HVD realizou 300 consultas dermatológicas, na data de mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele. Foram identificados 15 novos casos da doença.

A coordenadora da campanha na FMT-HVD, a dermatologista Luciana Mendes explica que a iniciativa busca identificar o maior número possível de pessoas com lesões suspeitas de câncer, para encaminhá-las ao tratamento, nos casos indicados.

Dona de casa procurou hospital para consultar pintas suspeitas (Foto: Suelen Gonçalves/ G1 AM)Dona de casa procurou hospital para consultar pintas suspeitas (Foto: Suelen Gonçalves/ G1 AM)
Prevenção
A dermatologista alerta que é preciso procurar o serviço de serviço de saúde para ser examinado, nos casos em que apareçam "pintas" ou sinais pretos que mudam de cor, aumentam de tamanho e possuem bordas assimétricas e irregulares, assim como a ocorrência de ferida na pele que não cicatriza.
A médica ressalta que a principal arma de combate ao câncer de pele é a prevenção. Ela orienta o uso diário de filtro solar. O ideal, conforme a dermatologista, são os produtos que protegem contra a radiação UVA e UVB e têm fator de proteção solar (FPS) acima de 30.
Outras medidas de proteção são: não se expor ao sol depois das 10h e antes das 16h, usar chapéus e roupas de manga quando não puder aplicar filtro solar e examinar regularmente a própria pele.
Ambulatório do Tropical é uma das três unidades que está oferecendo exame  (Foto: Suelen Gonçalves/ G1 AM)Ambulatório do Tropical é uma das três unidades que está oferecendo exame (Foto: Suelen Gonçalves/ G1 AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário