MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 27 de novembro de 2016

Justiça determina desocupação de 3 escolas estaduais em Arapiraca, AL


Decisão vale para a Senador Rui Palmeira, Lions Club e Izaura A. Lisboa.
Pedido foi feito pela defensoria; informação foi divulgada nesta sexta (25).

Do G1 AL
Escola ocupada fica no bairro da Pajuçara, em Maceió (Foto: Daniel Henrique/Arquivo Pessoal)Escola Lions Club é uma das que devem ser desocupada, obedecendo determinação judicial (Foto: Daniel Henrique/Arquivo Pessoal)
A Justiça determinou a desocupação imediata das Escolas Estaduais Senador Rui Palmeira, Lions Club e Izaura Antônia Lisboa, todas em Arapiraca, município do Agreste de Alagoas. Os locais foram tomados por estudantes contrários ao Projeto de Emenda Constitucional (PEC) do teto de gastos, à reforma do Ensino Médio e à lei estadual conhecida como Escola Livre.

A decisão é do juiz Giovanni Alfredo de Oliveira, da 4ª Vara Cível de Arapiraca. Ele acatou pedido feito pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas, que divulgou a informação nesta sexta-feira (25).
Procurado pela reportagem, o diretor estadual da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Nycholas Pires, informou que os estudantes ainda não foram oficialmente informados da decisão.
"A Luta nunca foi fácil, a UBES tem uma rebeldia consequente, os estudantes estão mostrando que não estão de brincadeira. As reintegrações podem até sair, mas não vão nos abalar. A luta está apenas começando", diz Pires.
Na decisão, o magistrado alega que a ocupação nas escolas estaduais em Arapiraca se agrava pelo fato de nem todos os estudantes serem favoráveis ao movimento.
“A maior parte dos alunos são contra tal movimento e estão sendo prejudicados pela falta de aulas. Tal aspecto que ilustra o choque com o interesse da maioria. Em um sistema democrático de direito, o interesse da maioria deve prevalecer”, diz Oliveira.
Na última semana, os defensores públicos Marcos Antônio Silva Freire e Gustavo Barbosa Giudicelli ingressaram com uma ação pública pedindo a liberação das unidades de ensino após serem procurados por um grupo de estudantes que não apoia as ocupações. Eles alegaram que, nas assembleias realizadas entre eles, votaram pela manutenção das aulas.
Uma reunião foi realizada, contando com a participação de estudantes que participam da ocupação na Escola Senador Rui Palmeira, alunos contrários e a direção das três unidades de ensino cujas desocupações foram determinadas pela Justiça. O encontrou, no entanto, terminou sem acordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário