MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de dezembro de 2013

Panetones reforçam o caixa das padarias no fim do ano


Padaria deve faturar R$ 60 mil com a venda de panetones artesanais.
Margem de lucro líquida é de 12% por unidade.

Do PEGN TV

 O tradicional panetone está sempre presente na mesa de fim de ano dos brasileiros. Agora, a versão artesanal da receita natalina, fabricada em pequenos mercados e padarias é muito procurada pelos consumidores.
Em dezembro, os pães dividem espaço com os panetones, na padaria do empresário Antonio Henrique Afonso Júnior. Nesta época, a padaria produz 10 mil panetones em diversos sabores – desde o tradicional com frutas aos salgados como o de queijo com nozes.
Aberta há 60 anos, em Santo André (SP), a Padaria Brasileira está na terceira geração da família Afonso, de origem portuguesa. Hoje, Antonio Henrique acompanha de perto cada detalhe da fabricação dos panetones. “Nesse ano a estrutura está um pouco maior e já estamos preparados para poder atender em torno de 20%, 25% a mais do que o ano passado”, afirma.
Para não concorrer com grandes fabricantes de panetones, a saída é se diferenciar com a oferta do panetone artesanal. “Na verdade, a gente optou por trabalhar com o panetone no formato tradicional, com a fermentação natural e também uma linha de panetones premium”.
A produção dos panetones leva doze horas e a experiência do masseiro conta muito na qualidade do produto. Após o batimento da massa são acrescentadas frutas ou chocolate. De acordo com o técnico de qualidade Jones Assis, um panetone de chocolate leva 22% de chocolate em gostas. “E é chocolate mesmo”.
A margem de lucro líquida de cada panetone é de 12%, o dobro da média dos outros produtos da padaria. “Como a gente trabalha praticamente com panetones feitos diariamente, temos poucas perdas. E realmente nessa época do ano ele acaba proporcionando uma boa margem para nós”.
No mês de Natal, os panetones ficam em destaque na padaria e exigem cuidados com as embalagens. Na Padaria Brasileira, eles vão em caixas transparentes, com laço vermelho, e viram produtos para presente. A embalagem ainda expõe o conteúdo e aguça o paladar com a decoração de nozes, chocolate e açúcar de confeiteiro.
A padaria oferece mini-panetones por R$ 7,60 cada, e os grandes, de quase um quilo, por R$ 35. Para atrair clientes, o estabelecimento faz degustações.
Neste mês de dezembro, a padaria deve faturar R$ 60 mil com os panetones, que também aumentam as vendas de outros produtos da casa.

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