MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Grafiteiro homenageia soldados da borracha em concurso na capital


Artista participa da competição 'As Cores da Cidade'.
Premiação ocorre no próximo dia 28 de dezembro.

Caio Fulgêncio Do G1 AC

Grafiteiro homenageia soldados da borracha em Rio Branco (Foto: Agnes Cavalcante/Arquivo Pessoal)Grafiteiro homenageia soldados da borracha em Rio Branco (Foto: Agnes Cavalcante/Arquivo Pessoal)
Produtor da arte de grafitar paredes desde criança, o acreano Matias Souza, de 26 anos, resolveu homenagear em um concurso a história dos soldados da borracha, brasileiros recrutados para trabalhar na Amazônia na produção da borracha para abastecer o mercado bélico, na Segunda Guerra Mundial.
Com o título 'Soldados da Borracha: Heróis Esquecidos', Matias se inspirou principalmente nas lutas dos ex-seringueiros pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 556 que prevê o pagamento de indenização pelos trabalhos prestados durante a guerra. A PEC foi aprovada na Câmara dos Deputados no dia 5 de novembro deste ano.
"Os soldados da borracha tiveram uma influência muito grande no cenário nacional  e mundial. E hoje, está quase sendo esquecida essa atuação deles. Então, eu quis retratar exatamente isso, os heróis que foram esquecidos no decorrer do tempo", explica.
Com a temática, Matias defende a importância de sempre conhecer a história e ter acesso ao que está ocorrendo na mídia para transmitir isso para a pintura. "Não adianta eu fazer somente um desenho para que as pessoas olhem e achem bonito. O mais importante no grafite é passar uma informação e despertar a consciência crítica das pessoas", afirma Souza.
Matias Souza se inspirou na luta do ex-seringueiros pela aprovação da PEC 556 (Foto: Agnes Cavalcante/Arquivo Pessoal)Matias Souza se inspirou na luta do ex-seringueiros pela aprovação da PEC 556 (Foto: Agnes Cavalcante/Arquivo Pessoal)
O IX Concurso de Artes Visuais 'As Cores da Cidade' é promovido pela Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB) e a Associação dos Artistas Plásticos do Acre (AAPA). O objetivo do evento é fomentar a produção artística da capital acreana.  Além do grafite, a competição abrange as categorias de pintura, desenho, escultura e gravura.
Dentre os critérios para avaliação do grafite estão a coerência com temáticas que dizem respeito ao município de Rio Branco, riqueza de detalhes, originalidade, técnica e clareza. A premiação ocorre no próximo dia 28 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário