MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de novembro de 2013

Pesquisadores da Ufba são destaque em prêmio do SUS

Cláudio Bandeira

  • Cristina de Souza l ISC Divulgação
    Ana, Leny Trad, Inês Dourado, Sandra, Maria Glória e Davide são finalistas de prêmio
Três alunos - um de mestrado e dois de doutorado - do programa de  Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (PPGSC) são os finalistas na "Edição de 2013 do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS".
A indicação ganha maior destaque por ser esta a primeira vez que a instituição tem três estudos concorrendo simultaneamente ao prêmio. O anúncio dos vencedores será divulgado na solenidade de entrega dos prêmios, dia 3 de dezembro, em Brasília.
Os trabalhos abordam o impacto do bolsa família na redução da mortalidade infantil; as dificuldades enfrentadas pelos  portadores de doença falciforme em conseguir acompanhamento adequado e a prevalência do HIV em grupos socialmente vulneráveis.
Bolsa família
O impacto do programa Bolsa Família e seu efeito conjunto com a estratégia Saúde da Família sobre a mortalidade no Brasil é uma das duas teses de doutorado escolhidas.
Os resultados do trabalho, de autoria de Davide Rasella e orientado pelo epidemiologista e professor do ISC, Maurício Barreto, foram publicados em um artigo na revista científica The Lancet.
A tese foi elaborada no formato de três artigos, que abordavam no primeiro o modelo teórico sobre o impacto dos programas de transferência de renda e programas de atenção primária sobre a saúde e a sobrevivência na infância.
O segundo, analisava a desigualdade de renda e os efeitos da Estratégia Saúde da Família e do Programa Bolsa Família sobre a expectativa de vida no País. O terceiro, avaliou o impacto do programa sobre a mortalidade geral e por causas ligadas a pobreza em menores de cinco anos nos municípios brasileiros.
Segundo o autor, o Bolsa Família foi responsável  por uma redução de 17% na mortalidade de crianças menores de 5 anos nos municípios com alta cobertura do programa, entre 2004 e 2009.
"Os resultados destas avaliações demonstraram uma grande efetividade do programa na redução da mortalidade na infância. Este efeito foi maior para as causas de mortalidade ligadas à pobreza como a desnutrição e a diarreia", explicou.
Trajetória
O PPGSC foi criado em 1973, inicialmente como o mestrado em saúde comunitária da Faculdade de Medicina. Em 1995 é criado o Instituto de Saúde Coletiva.
A coordenadora do PPGSC, que completa 40 anos, a professora Maria Glória Teixeira, conta que  o ISC surge a partir do debate da comunidade científica no III Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, quando se colocou o desafio de criar na Ufba uma unidade acadêmica  de ensino, pesquisa e extensão voltada à consolidação do saber e das práticas de saúde coletiva.
"A ideia, à época, era retomar os princípios dos grandes sanitaristas da medicina social europeia do século XIX, contrapondo-se ao modelo tradicional da saúde pública que se apoiava nas práticas e saberes da biomedicina".
Entre 1973 e 2013, o programa titulou 314 doutores e 525 mestres e o mestrado profissional, formou 229 mestres. Dentre os 42 mestrandos e 93 doutorandos matriculados em 2013,  10% são da América Latina e Caribe, África e Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário