MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Envelopamento 3D, calota colorida e 'cheiro' de cupcake mudam carro


Conheça novidades que estão no AutoEsporte ExpoShow.
Evento voltado à personalização segue até este domingo (24) no Anhembi.

Luciana de Oliveira Do G1, em São Paulo

envelopamento líquido (Foto: Caio Kenji/G1)Carro envelopado com película líquida está no AutoEsporte ExpoShow (Foto: Caio Kenji/G1)
O envelopamento, que foi “moda” com o preto fosco há algum tempo, se diversificou. Uma empresa especializada em comunicação visual que produz películas que podem ser usadas em carros mostra na feira o envelopamento 3D, que chama a atenção dos que passam pelo estande no AutoEsporte ExpoShow, ao exibir uma foto de surfe sobre o capô de um carro.
O evento em São Paulo começou na última quinta-feira (21) e vai até este domingo (24), voltado para a personalização de veículos.
envelopamento 3D (Foto: Caio Kenji/G1)Película 3D (Foto: Caio Kenji/G1)
A película 3D é mais voltada para dar "efeito" a fotos, principalmente em superfícies planas, como vidros, explica o diretor comercial da Imprimax, Rogério Faria.
Os produtos da empresa são mais voltados à personalização de carros para divulgação de marcas, mas são os mesmos usados no envelopamento de veículos comuns.
Película líquida
Entre as novidades há ainda o envelopamento líquido, feito como se fosse a pintura do carro. “Demora 1 dia para fazer o carro inteiro, contra 2 da película comum, e não há o risco de quem estiver fazendo o trabalho ‘estiletar’ seu carro”, diz Faria, referindo-se ao estilete usado para cortar a película no envelopamento comum. Segundo ele, a película líquida também sai se a pessoa puxar e, como vantagem, não deixa resquício de adesivo.
O preço para aplicar é de R$ 2,5 mil em média, “dependendo do tamanho do carro”, afirma o fabricante, enquanto o envelopamento convencional sai por cerca de R$ 800, valor que também varia conforme o tamanho do veículo.
Para quem pretende aderir ao envelopamento, o Faria explica que é essencial, tanto para a película líquida quanto para a comum, que antes da aplicação o veículo seja lavado com detergente neutro e água e depois seja passado álcool “para tirar a gordura”. E o carro não pode ter sido repintado. “Se não, quando tirar, destaca”, observa.
calota colorida spray (Foto: Caio Kenji/G1)Calota pintada com spray (Foto: Caio Kenji/G1)
Calota colorida
Item recorrente no evento é o spray para pintar a roda do carro. Quando seca, a textura é de borracha. A técnica é semelhante à da película líquida, ou seja, a "arte" sai quando o dono quiser, basta puxar.
Uma lata sai por cerca de R$ 50 e o rendimento varia. Há marcas em que uma lata pinta apenas uma roda e outra, recém-lançada, em que uma unidade rende para duas rodas.
As cores neon são as mais destacadas na feira. "Antes de aplicar o emborrachamento nessas cores fluorescentes, é preciso passar o branco", avisa Kazuo Matsui, da AutoShine. Mas, segundo ele, as cores preta e grafite ainda são as mais procuradas.
Quem não se contenta com uma "maquiagem" pode recorrer a calotas coloridas de fábrica. Um expositor afirma que, além de diferenciado, o produto é mais resistente. “Usamos o material chamado ABS, que não desbota e não descasca. E o encaixe dessas calotas não é o tradicional, com 4 parafusos. É um encaixe [único e centralizado], que não solta”, diz Alessandro Cesto, da fabricante da marca Elitte.
calotas (Foto: Caio Kenji/G1)Calotas coloridas (Foto: Caio Kenji/G1)
O jogo custa de R$ 60 a R$ 150, que é o preço das metalizadas; as calotas comuns, segundo Cesto, são encontradas no mercado por cerca de R$ 30 o conjunto.
A partir de R$ 5
Quem quiser mudar apenas alguns detalhes do carro encontra manoplas coloridas para o câmbio (R$ 15), moldura com detalhe em LED para o farol de milha (R$ 150 o par), plástico que imita detalhes cromados para pedais (R$ 56 o kit com manopla de freio de mão e de câmbio) e para maçanetas (R$ 20).
Trabalhando há 17 anos no setor, Marcelo Leite, do site Som e Acessórios, diz que houve uma evolução em termos de quantidade de itens ofertados e de preços nos últimos anos. “Está muito mais barato. Em 2003 comprávamos um kit de farol xênon por R$ 2 mil para vender por R$ 3 mil”, lembra. “Hoje custa R$ 50”.
É possível ainda personalizar o carro sem mudar nenhum item original. Um expositor da feira oferece aromatizadores com essências voltadas para mulheres: tem de "cupcake" e cheiros que lembram perfumes famosos. Eles custam R$ 5.
manopla de câmbio colorida (Foto: Caio Kenji/G1)manopla de câmbio colorida (Foto: Caio Kenji/G1)
Serviço
AutoEsporte ExpoShow
Quando:
de 21/11 a 24/11
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP)
Horários: das 14h às 22h (entrada até as 21h) até 23/11; das 11h às 19h (entrada até as 17h) no dia 24/11
Ingressos: venda pelos sites www.autoesporteexposhow.com.br e www.ticketsforfun.com.br, na na bilheteria do Credicard Hall (Av. Nações Unidas, 17.955) e nas bilheterias do Anhembi
Preços:
- inteira
R$ 20 (para os dias 21 ou 22/11) e R$ 30 (para 23 ou 24/11)
- meia
R$ 10 (para os dias 21 ou 22/11) e R$ 15 (para 23 ou 24/11)
- amigo (mínimo 4 tickets)
R$ 16 (para os dias 21 ou 22/11) e R$ 24 (para 23 ou 24/11)
Não serão vendidos ingressos com desconto para grupos nos dias do evento.

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