MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Castelo é construído na França com técnicas do século 13


Profissionais a caráter trabalham com pedra, argila, terra e madeira.
Turistas visitam canteiro de obras; construção deve ficar pronta em 2030.

Do G1, em São Paulo

Desenho mostra como o castelo deve ficar (Foto: Jacky Naegelen/Reuters)Desenho mostra como o castelo deve ficar (Foto: Jacky Naegelen/Reuters)
Considerado excêntrico por muita gente quando foi criado, um projeto na França se tornou uma atração turística que leva visitantes de todo o país para a cidade de Treigny, na Borgonha. Trata-se de um castelo medieval que está sendo construído como se vivêssemos no século 13.
Clement Guerard, o ferreiro da construção, posa em seu local de trabalho no castelo (Foto: Jacky Naegelen/Reuters)Clement Guerard, o ferreiro da construção, posa
em seu local de trabalho
(Foto: Jacky Naegelen/Reuters)
As técnicas, os materiais e os procedimentos usados para a construção do Castelo de Guedelon são todos da Idade Média.
O canteiro de obras pode ser visitado pelos turistas, que testemunham o trabalho de lenhadores, carpinteiros, ferreiros, carroceiros e outros profissionais que só usam técnicas antigas.
A madeira, a pedra, a areia, a argila e a terra usadas para erguer a construção fortificada tiveram que ser obtidas na região, em uma pedreira abandonada. Os operários trabalham com roupas que lembram trajes medievais.
Só em 2030
Estudante de engenharia caminha no meio do canteiro de obras do Castelo de Guedelon, na França (Foto: Jacky Naegelen/Reuters)Estudante de engenharia caminha no meio do canteiro de obras do Castelo de Guedelon, na França (Foto: Jacky Naegelen/Reuters)

A ideia de erguer um castelo fortificado nos moldes do passado foi de Michel Guyot, que havia comprado na década de 1970 o terreno com um castelo em ruínas. Apaixonado desde criança por construções históricas, ele deu início à obra em 1997.
A previsão inicial era de que o castelo demorasse 25 anos para ficar pronto, mas, segundo a agência "Reuters", ele deve demorar um pouco mais e só deve ser terminado por volta de 2030.
Enquanto isso, o empreendimento emprega 65 pessoas, oferece visitas guiadas e cobra um ingresso de 10 euros para os visitantes passearem pelo canteiro de obras medieval.
O site do Castelo de Guedelon afirma que o programa é voltado para um público variado, de arqueólogos, e historiadores a professores e famílias.
O canteiro de obras do Castelo de Guedelon, na França (Foto: Jacky Naegelen/Reuters)O canteiro de obras do Castelo de Guedelon, na França (Foto: Jacky Naegelen/Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário