MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Casal do Tocantins tem mais de 20 invenções, sete estão patenteadas





Dentre as novidades, uma espécie de gaveta para guardar o pneu reserva.
No Tocantins foram feitos 164 registros de marcas e patentes este ano.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera

 
Casal de Palmas se dedicar a inventar coisas no tempo livre (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Zaira Unaretti e Erni Falcão se dedicam a inventar
coisas no tempo livre
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Inventar não é um privilégio de físicos, engenheiros, cientistas e pesquisadores. Em Palmas, um casal dono de um lava a jato, no tempo livre, se dedica a rascunhar projetos e inventar coisas que podem fazer diferença na vida das pessoas. No total, são mais de 20 invenções, sete já estão patenteadas.
Uma das invenções é uma espécie de gaveta colocada abaixo do porta-malas. Pelo desenho o pneu reserva iria ficar guardado em uma espécie de gaveta independente, junto com o macaco, a chave de roda e um par de luvas para não sujar a mão do motorista. A intenção é trocar o pneu sem ter que tirar os objetos do porta-malas. "Hoje seria um problema enorme para mim, eu teria que tirar toda a bagagem que fica dentro do maleiro, colocaria tudo no chão para trocar o pneu. Imagine a dificuldade que tem principalmente para uma mulher", argumenta a inventora Zaira Unaretti.
Gaveta abaixo do porta-malas facilita na hora de trocar penus (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Gaveta abaixo do porta-malas facilita na hora de
trocar penus (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Uma outra facilidade para os motoristas inventada pelo casal é o capacete com sinalização elétrica que repete os comandos da lanterna da motocicleta, ou seja, se o condutor sinaliza para a direita, uma lanterna colocada no capacete obedece aos comandos. A proposta é garantir segurança ao condutor e evitar acidentes.
Além desta, o casal inventou um visor digital inteligente que mostra na parte externa do veículo a velocidade do condutor, um banco reversível para motocicletas, que garante proteção ao sol e a chuva, placas do veículo com luz de Led e boneco sinalizador de tráfego movido à bateria ou energia solar.
No Tocantins, segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, este ano foram feitos 164 registros de marcas e patentes. Em 2012, foram 145.
E para que a ideia tenha sucesso deve haver sigilo. "O lance do sigilo é importante porque se a gente falar outras pessoas podem correr na frente e patentear antes que a gente", disse o inventor Erni Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário