MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de agosto de 2013

Recife celebra 104 anos de paisagista Burle Marx com programação gratuita


Prefeitura vai realizar oficina, exposição, seminário e lançamento de livro.
Programação começa neste sábado (3) e segue até quarta-feira (7).

Do G1 PE

Praça de Casa Forte é considerada a primeira praça pública realizada por Burle Marx  (Foto: Roberta Rêgo/G1)Praça de Casa Forte é considerada a primeira praça pública realizada por Burle Marx (Foto: Roberta Rêgo/G1)
Para celebrar os 104 anos do arquiteto-paisagista Burle Marx, que faleceu em 1994, começa neste sábado (3), no Recife, uma programação gratuita e aberta ao público, com passeios turísticos, oficina, exposição, seminário e lançamento de livro em homenagem ao paulistano.

Organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a ação começa com passeios turísticos pelos jardins públicos projetados pelo paisagista na cidade. Dois ônibus com capacidade para levar cerca de 100 pessoas sairão às 14h da Praça Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, e vão passar pelas praças da República, Farias Neves, Casa Forte - considerada a primeira praça pública realizada por Marx - , Euclides da Cunha e Derby.

A excursão ainda vai levar os participantes para exposição "O Poeta dos Jardins e os Jardins do Poeta", no Museu da Cidade, que fica no Forte das Cinco Pontas. A mostra conta com mais de 30 fotografias, das décadas de 1930 e de 1950, de oito praças da cidade, com logradouros da época e processos de construção. O museu também exibirá o documentário "Burle Marx 100 anos". A exposição fica aberta ao público até setembro.

No domingo (4), haverá uma oficina de bonsai e a apresentação do espetáculo infantil "O baú encantado de Burle Marx", na Praça de Casa Forte, a partir das 10h. Profissionais da arquitetura e do paisagismo vão realizar na terça-feira (6), a partir das 9h, o seminário "Os Jardins de Burle Marx no Nordeste do Brasil", no Museu da Cidade, do Forte das Cinco Pontas. Haverá cerca de 20 palestrantes, entre eles a argentina Sonia Berjman, membro de honra do Comitê Científico de Paisagens Culturais, da Universidade de Buenos Aires. Os interessados em participar do seminário devem se inscrever através do telefone (81) 3355.3106. Na terça à noite, também no museu, acontece o  lançamento do livro "Os Jardins de Burle Marx no Nordeste do Brasil", obra que teve a organização de Ana Rita Sá Carneiro, Aline Figueirôa Silva e Joelmir Marques da Silva.
Na quarta-feira (07) à noite acontecerá a mesa redonda "Burle Marx e o movimento cultural recifense na década de 30: O bairro do Derby como território de mudança". O evento será no auditório do Instituto de Arquitetos do Brasil. Os interessados em acompanhar precisam se inscrever previamente pelo telefone (81) 3222.1576.

Confira a programação da Semana Burle Marx no Recife:

Sábado (3)
14h - Circuito de visitação às praças de Burle Marx
(saída da Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife)
16h30 - Exposição "O Poeta dos Jardins, os Jardins do Poeta"
 Museu da Cidade - no Forte das Cinco Pontas

Domingo (4)
10h - Oficina de Bonsai e espetáculo infantil "O Baú encantado de Burle Marx"
Praça de Casa Forte

Terça-feira (6)
9h às 18h - Seminário "Os Jardins de Burle Marx no Nordeste do Brasil"
Museu da Cidade - Forte das Cinco Pontas
Inscrições: pelo telefone (81) 3355.3106
18h30 - Lançamento do Livro "Os Jardins de Burle Marx no Nordeste do Brasil"
Museu da Cidade - Forte das Cinco Pontas

Quarta-feira (7)
19h - Mesa redonda "Burle Marx e o movimento cultural recifense na década de 30: O bairro do Derby como território de mudança"
Auditório do Instituto de Arquitetos do Brasil - Rua Jenner de Souza, 130, Derby
Inscrições pelo telefone: (81) 3222.1576

Nenhum comentário:

Postar um comentário