MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Programa levará professores ao interior do País

Agência Estado

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta quarta-feira, 21, um programa para levar professores para escolas do interior, principalmente para cidades mais pobres, nos moldes do Mais Médicos. O Mais Professores faz parte do Compromisso Nacional pelo Ensino Médio, apresentado nesta quarta-feira pelo ministro na Câmara, durante audiência pública a convite da Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio.

De acordo com o ministro, conforme informou sua assessoria, o programa ainda está em fase de elaboração e deverá lidar com as limitações orçamentária para ser implementado. A proposta é conceder bolsas a professores que se disponham a reforçar o quadro de escolas em lugares de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Caso não haja professores disponíveis na rede, o MEC cogita a participação de professores aposentados que queiram voltar às salas de aula.
Para Mercadante, a prioridade são professores que possam lecionar matemática, física, química e inglês. O ministro diz que as disciplinas representam cerca de 3% das matrículas de ensino superior, índice que tem se mantido constante. "É uma contribuição do governo federal com os municípios que têm baixo Ideb, baixo IDH e principalmente onde não temos hoje professores de matemática, física, química, inglês - que são as maiores carências", salientou Mercadante, referindo-se aos índices de desenvolvimento da educação básica e desenvolvimento humano. Faz parte do compromisso a ação Quero ser Professor, Quero ser Cientista, com a oferta de 100 mil bolsas de estudo para jovens que queiram ingressar na área de exatas. Além disso, o ministério desenvolveu, em conjunto com pesquisadores, um kit para estimular o interesse pelas ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário