MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Piauí registra maior índice de desinteresse do Mais Médicos


Cerca de 72% das cidades piauienses foram rejeitadas no programa.
Profissionais não procuraram 121 das 166 cidades do estado cadastradas.

Do G1 PI
O Piauí é o estado que registrou maior índice de desinteresse de profissionais no Programa Mais Médicos. Segundo o Ministério da Saúde, 121, das 701 cidades que não despertaram o interesse de nenhum profissional no programa em todo o Brasil, são piauienses. O estado foi seguido pela Bahiax, 108 e pelo Maranhãox, 90 municípios. De acordo com o ministério, os três estados possuem algumas das menores proporções de médicos por mil habitantes.
Nessa primeira etapa, apenas 20 cidades do Piauí foram contempladas com 26 médicos do programa. Número bem inferior o de adesão, que registrou 166 cidades com uma demanda de 395 médicos. O valor contemplou apenas 12% das inscritas. Em sua maioria, as cidades ficam próximas da capital, região central do estado, ou na região Norte.
Um relatório do órgão aponta ainda que no total, as 701 cidades rejeitadas correspondem a 68% das municípios que apresentam os piores índices de desenvolvimento humano do país (IDH) e 84% estão no interior do Norte e Nordeste em regiões. Além disso, 20% ou mais de sua população vivem em situação de extrema pobreza.
No balanço geral dessa 1ª rodada, apenas 938 profissionais brasileiros selecionados para o primeiro ciclo de contratações do programa confirmaram interesse em trabalhar em municípios que aderiram ao programa. O número corresponde a 6% dos 15.460 profissionais requisitados pelos municípios inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário