MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de agosto de 2013

Papelaria quadruplica faturamento com novas estratégias de venda


Empresário compra negócio falindo e reformula loja em dois anos.
Faturamento mensal chega a R$ 25 mil e há planos de expansão.

Do PEGN TV

Em 2007, quando o empresário Sandro Giusepponi comprou a papelaria da qual hoje é dono, o negócio estava falindo. O primeiro passo foi reformular toda a loja e em dois anos, as vendas quadruplicaram.
O empresário fez as mudanças praticamente sem investimento, baseadas em pesquisas e visão de negócio. O primeiro passo foi a vitrine. “Como nós trabalhamos com miudezas, para que as pessoas que estão passando enxerguem melhor os nossos produtos, nós os agrupamos por cores ou por temas. As cores verdes, branca, rosa e azul e dessa maneira a pessoa enxerga melhor e acaba tendendo a entrar na loja porque viu essa ambientação colorida na frente da loja”, diz.
Segundo ele, bloquinhos, canecas, bichinhos de pelúcia, porta chaves divertidos são produtos que o cliente compra por impulso. Por isso, o essencial é fazer o consumidor circular pela loja.
A estratégia foi colocar no fundo da loja produtos bem coloridos, chamativos, que são um convite quase obrigatório para o consumidor entrar e ver do que se trata. No caminho, há prateleiras na altura dos olhos lotadas de produtos.
Na fila do caixa ficam os menores produtos da loja, que ficam mais de se reparar nessa situação: canetas, réguas, borrachas, com preços baixos que estimulam a compra por impulso.
O trabalho dos vendedores também é decisivo. A estratégia deles é fazer o cliente pegar o produto, já que pesquisas comprovam que o toque aumenta em 40% as chances de compra.
As estratégias, no entanto, só funcionam se a loja não tiver bom preço e novidades, segundo o consultor Sebastião de Oliveira. Por se tratar de um segmento cheio de concorrentes, a saída é se destacar de alguma forma, no preço ou na criatividade.
Na papelaria de Giusepponi tem folha de origami por R$ 3 e kit para fazer bolsa por R$ 7. O carrinho de compras porta treco custa R$ 23 e a luminária soldado custa R$ 32,90. Todos os produtos também são oferecidos no site da empresa.
“Quem trabalha principalmente no varejo, tem que estar constantemente pesquisando novas opções de produtos. Isso implica você sair muito do seu ponto de venda, o empresário não pode ficar preso ao seu ponto de venda achando que aqueles mesmos itens que ele vendia há 2, 3, 4, 5 anos atrás vão continuar vendendo por muito tempo e tem que estar constantemente pesquisando muitas coisas novas pra oferecer pro seu cliente”, diz o consultor de mercado Sebastião de Oliveira.
Feiras de negócio
Outra estratégia do empresário para vender mais são as feiras de negócio.  Ele participa de duas por ano. Uma feira de artesanato, em São Paulo, por exemplo, recebe mais de 100 mil visitantes de todo o país durante seis dias de evento.
O empresário investiu R$ 35 mil para alugar o espaço, montar e decorar um stand na feira. São 48 m² onde ele expõe todos os produtos da papelaria.
O stand recebe 500 clientes por dia. Em uma semana de feira, Sandro fatura aqui o equivalente a um mês e meio na loja. E mais: o resultado se espalha. Depois da feira, as vendas na papelaria aumentam 20%.
“Eles vêm aqui, vão à loja e também olham para nosso comércio virtual com outros olhos, confiam, acreditam mais na marca. As vendas vão aumentando sim”, diz  empresário.
Para montar uma papelaria como a de Sandro, o investimento é de R$ 92 mil, incluindo reforma, estoque e capital de giro.  A loja fatura R$ 25 mil por mês, e ele já tem planos para espalhar o modelo de negócio bem sucedido.
“Nós iremos renovar o nosso e-commerce todo pra atendermos o Brasil e o exterior e também usamos essa loja, que é um modelo que nós criamos para franquia, então a expectativa é abrirmos mais negócios daqui pra frente, vendermos a nossa marca para o Brasil inteiro”, diz.
“É possível vender mais e no ponto de venda você tem. Fazer promoção, estar atento ao consumidor, trazer produtos novos, observar vitrine, enfim, conectar com o seu público consumidor”, diz o consultor.
CONTATOS:
MEGA ARTESANAL
Contato: Assessora de Imprensa Beatriz Kowalski
Telefone: (11) 3672-3531 - ramal 22
www.wrsaopaulo.com.br
GANA PRESENTES
Contato: Empresário Sandro Giusepponi
Praça Cubatão, 415 - Paraíso
São Paulo/SP – CEP: 04013-041
Telefones: (11) 3051-2483
www.ganapresentes.com.br
OLIVEIRA CAMPOS CONSULTORIA EMPRESARIAL
Contato: Consultor de negócios Sebastião Oliveira
Telefone: (11) 3251-1233
www.occonsult.com.br

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