MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de agosto de 2013

Pai revela como foi criar 19 filhos com seis mulheres no Amapá


Filho mais velho de metalúrgico tem 37 anos e o caçula, 3 anos.
Já os netos, Antônio perdeu a conta, mas estima que tenha pelo menos 40.

Maiara Pires Do G1 AP

Metalúrgico, Antônio Maciel, com 9 dos 19 filhos  (Foto: Maiara Pires/G1)Metalúrgico, Antônio Maciel, com 9 dos 19 filhos (Foto: Maiara Pires/G1)
O metalúrgico Antônio da Costa Maciel, 57 anos, sabe bem o que é ser pai. O ensinamento que deu para o filho mais velho de 37 anos é o mesmo que hoje repassa ao caçula de 3 anos de idade. São 19 filhos no total, sendo um adotivo, com seis mães diferentes. Já os netos, Antônio perdeu a conta, mas estima que tenha pelo menos 40.
Pelas contas do metalúrgico, 9 são menores e 9 são maiores de idade. Mas apenas seis moram com ele. "Uns já estão casados. Outros estão com a mãe, mas sou eu quem bota comida na mesa deles e não deixo faltar nada", orgulha-se.
Antônio Maciel define com entusiasmo o que para ele significa ser pai. "É a minha maior alegria. Foi a melhor coisa que Deus me deu nesse mundo", diz. "Sou um pai coruja", confessa logo em seguida.
Antônio Maciel, 57 anos, atualmente vive com 6 dos 19 filhos (Foto: Maiara Pires/G1)Antônio Maciel, 57 anos, atualmente vive com 6 dos
19 filhos (Foto: Maiara Pires/G1)
Natural do estado do Pará, o metalúrgico mora no Amapá há oito anos. Antes de vir para o estado, passou 28 anos na Guiana Francesa, onde nasceram 5 dos 19 filhos. Atualmente, três continuam morando em território francês, incluindo o mais velho de 37 anos que é adotivo.
Antônio Maciel conta que não pôde frequentar a escola porque começou a trabalhar muito cedo - aos 6 anos de idade - para ajudar a criar os seis irmãos. Mas sabe ler e escrever em português e francês.
"Tive que aprender francês para tirar identidade na Guiana. E aprendi a escrever português para responder um bilhete a uma namorada na época", lembra.
Trabalhando como metalúrgico, Maciel já foi picolezeiro, pedreiro, carpinteiro, padeiro, comerciante e conta que o seu maior sonho é ver todos os filhos criados antes de morrer. "Assim como o meu pai foi embora quando estávamos todos criados", diz.
Antônio Barbosa, de 24 anos, escolheu seguir a atual profissão do pai. "Tenho orgulho dele, do que ele faz para sustentar os filhos. Ele me ensinou o principal para ser um homem de bem que é ser honesto", conta orgulhoso.
Perguntado sobre o presente ideal para o pai, Antônio tem certeza que o melhor presente seria a reunião dos filhos neste domingo. "O que ele mais gosta é de ver os filhos reunidos junto com ele", conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário