MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Mais da metade dos brasileiros têm excesso de peso, segundo pesquisa


Dados são do mais recente levantamento Vigitel, do Ministério da Saúde.
Pela primeira vez, sobrepeso atinge mais de 50% da população brasileira.

Do G1, em São Paulo

Obeso genérica (Foto: Finbarr O'Reilly/Reuters)Pela primeira vez, mais da metade da população está com excesso de peso. (Foto: Finbarr O'Reilly/Reuters)
De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, pela primeira vez, mais de metade da população brasileira tem excesso de peso.
O dado é da mais recente pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que está sendo divulgada nesta terça-feira (27) em coletiva de imprensa.
O levantamento corresponde a dados coletados em 2012 por meio de 45 mil entrevistas feitas por telefone com os moradores das capitais brasileiras e do Distrito Federal. A pesquisa Vigitel divulgada no ano passado, baseada em levantamento de 2011, apontava que 48,5% da população tinha excesso de peso. Em 2006, primeiro ano avaliado pela pesquisa, esse índice era de 43%.
"A tendência de crescimento da obesidade mostra que precisamos agir ou chegaremos a patamares como do Chile e EUA", diz o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Ainda segundo a pesquisa, 8% das mulheres estão obesas. Entre os homens, a obesidade atinge 16%. A obesidade é caracterizada por um índice de massa corporal (IMC) acima de 30 kg/m2. Já o excesso de peso é caracterizado por um IMC maior que 25 kg/m2.
“Temos o desafio de barrar crescimento contínuo do excesso de peso e da obesidade em homens e mulheres", diz Barbosa. Ele acrescenta que a obesidade pode ser combatida "desde a cantina da escola à lanchonete da empresa" e que os pais não devem permitir que as crianças substituam água por refrigerante.
De acordo com Barbosa, frutas e hortaliças estão presentes regularmente no cardápio de 45% daqueles brasileiros que concluíram, no mínimo,12 anos de estudo. Nesse mesmo grupo, 45% pratica algum tipo de atividade física no horário livre de lazer.
O secretário observa que o indicador mais preocupante é o que revela o consumo excessivo de gordura saturada: mais da metade da população consome leite integral regularmente. Ele lembra que o ideal, para adultos, é o consumo de leite desnatado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário