MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Mães se reúnem para participar de 'mamaço' em Parque de Teresina


Objetivo do encontro é divulgar a importância do aleitamento materno.
Banco de leite da maternidade só consegue atender 30% dos bebês.

Do G1 PI

Dezenas de mães se reuniram no Parque Potycabana, Zona Leste de Teresina, para o 'mamaço', na tarde desta quinta-feira (1º), ato que tem o objetivo de mostrar a importância da amamentação e marca o início da Semana Mundial de Aleitamento Mundial, na capital piauiense.
Mães participam de 'mamaço' em Parque da Zona Leste de Teresina (Foto: Gil Oliveira/ G1)Mães participam de 'mamaço' em Parque da Zona Leste de Teresina (Foto: Gil Oliveira/ G1)

Cerca de 50 mães participaram do evento que é organizado pelo Comitê Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno e a Maternidade Dona Evangelina Rosa. “O tema da campanha deste ano é: tão importante que amamentar o beber e ter um profissional que escute a mãe” informa a coordenadora do banco de leite da maternidade, Vanessa Paz.
Segundo a coordenadora, a iniciativa visa sensibilizar a sociedade para importância da amamentação e o resgate do aleitamento natural como alimento principal para o bebê.  “Precisamos realizar estas campanhas principalmente neste período de férias, onde cai o número de doações para o banco de leite da maternidade. Hoje temos uma demanda muito grande e só conseguimos atender 30% dos bebês”, ressalta Vanessa.
Para Vanessa Paz a queda no número de doações é devido o período de férias. “as mães viajam e acabam deixando de doar. Atualmente, recebemos de 4 a 5 litros de leite por dia na maternidade, mas o ideal seria no mínimo de 8 a 10 litros de leite materno para que conseguíssemos atender a demanda. Por isso, temos que realizar esta campanha e incentivar as mães a doar”, explica.
Daniele Rodrigues participou do evento junto com o filho Heitor de três meses (Foto: Gil Oliveira/ G1)Daniele Rodrigues participou do evento junto com o
filho Heitor de três meses (Foto: Gil Oliveira/ G1)
A dona de casa Daniele Rodrigues, de 20 anos, é mãe de primeira viajem, mas já sabe da importância do leite materno para o pequeno Heitor Rodrigues de três meses. “Meu leite é muito importante para saúde do meu filho e agora também posso doar, e ajudar a outras crianças através do banco de leite da maternidade. Semanalmente, eles buscam em minha casa oito potes de 350 ml de leite”, afirma Daniele.
A coordenadora Vanessa Paz reforça a importância do aleitamento materno e pede que mães participem da campanha de doação. “As mães podem solicitar através do telefone 0800 280 2522 o kit doação e o banco de leite se disponibiliza a buscar este leite na casa dela”, informa Vanessa.
Para a coordenadora do Núcleo de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da Prefeitura de Teresina, Maria Veloso Soares, é importante destacar que o aleitamento materno, além de alimentar os bebês, também reduz os riscos de câncer do colo do útero e de mama nas mulheres. “As mães devem alimentar os bebes exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade e até os dois anos, de forma complementar”, destaca Maria Veloso.
Cerca de 50 mães participaram do 'mamaço' em Teresina (Foto: Gil Oliveira/ G1)Cerca de 50 mães participaram do 'mamaço' em Teresina (Foto: Gil Oliveira/ G1)

Ainda segundo Maria Veloso, em Teresina, 43,7% das crianças até os seis meses são alimentadas exclusivamente com o leite materno. “O ideal seria conseguirmos 100%, mas em relação ao Nordeste somos a segunda capital que mais tem prevalência do aleitamento materno nessa idade”, justifica a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário