MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de agosto de 2013

Infraestrutura digital já excede limites do controle humano

A TARDE
  • Andrés Iamartino | EFE
    Falha na bolsa Nasdaq mostra riscos do sistema digital atual
Uma série de falhas em sistema afetando Google, Amazon, Apple e Microsoft na última quinzena é uma advertência de que governos, bancos e grandes empresas estão muito dependentes de redes de computadores a cada dia mais complexas.
O alarme foi dado por especialistas do setor, depois de um desligamento da rede por três horas que paralisou o funcionamento da bolsa de valores Nasdaq, em Nova York, na quinta-feira, 21, num dia que deveria ter sido calmo e de rotina nas negociações de ações.
Jaron Lanier, autor e criador do conceito de realidade virtual, advertiu que a infraestrutura digital estava se movendo para além do controle humano. Segundo Lanier, "quando você tenta alcançar grande escala com a automatização e a automação ultrapassa os limites da supervisão humana ela vai falhar. Isso vale para governos, empresas de consumo, para o Google, para uma grande companhia de seguros. Isso é irritante, porque é movido pela ganância irracional. Em muitos casos, os sistemas que tendem a falhar, falham por causa de uma tentativa de fazê-los funcionar automaticamente com uma quantidade mínima de supervisão humana".
O colapso da Nasdaq foi causado por uma falha de comunicação entre a sua plataforma de processamento de cotações e negociações e uma outra - presumivelmente A Bolsa de Nova Iorque (New York Stock Exchange). A falha foi tão grave que resultou em 30% menos ações negociadas nos EUA naquele dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário