MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Em Imperatriz, creches apresentam problemas no atendimento a alunos


Em algumas os espaço não são os mais adequados.
Muitas salas são pequenas e com pouca iluminação.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

As condições de infraestrutura de algumas creches em Imperatriz, na região oeste do Estado, não oferecem segurança aos alunos, segundo o que determinam as leis da educação.
Atualmente 3.800 crianças são atendidas em creches da cidade. Das 33 creches que atendem a população local, 12 são municipais e 20 municipalizadas. O problema é que na maioria dos casos o prédio não foi construído para receber crianças que possuem três anos de idade. São construções adaptadas, como a Creche Santa Margarida, que funciona bairro Vila Nova. Nela, 180 crianças recebem atendimento pela manhã e à tarde.
O berçário funciona em horário integral. As crianças ficam o dia inteiro em um quarto pequeno, com berços quebrados e quase sem brinquedos. Outros espaços da creche parecem estar fora dos padrões exigidos em lei.
Em todas as salas, logo na entrada, há obstáculos e é preciso ter cuidado para não cair. As salas são espaçosas, mas escuras e com pouca ventilação. Os banheiros não são adaptados e as professoras são obrigadas a dar banho nas crianças em uma pia.
Em outra creche, a Educandário do Saber, a situação é pior. Ela funciona em uma casa adaptada, no Centro da cidade. As salas são pequenas, com pouca iluminação e sem espaço para as crianças brincarem. Em um mesmo cômodo funciona uma sala de aula e uma cozinha.
Com tantos problemas, os prejuízos para o desenvolvimento das crianças pode ser grande. “A inclusão da criança no espaço escolar não é garantia de sucesso. Principalmente se esse espaço não for adequado às crianças e se elas não são atendidas por uma equipe de profissionais que cuidam do seu desenvolvimento físico, social, emocional, psicológico. É necessário que os profissionais sejam capacitados para isso”, explicou o doutor em Educação Francisco de Assis Almada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário