MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de agosto de 2013

Criadores têm até 15 de agosto para certificar gado vacinado contra aftosa


Prazo para a compra das doses da vacina encerrou na quarta-feira (31).
Interessados devem procurar a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí.

Do G1 PI

Após finalizar a primeira etapa de vacinação do gado contra a febre aftosa, criadores do Piauí têm até o dia 15 de agosto para fazer certificação na Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).
Na quarta-feira (31) encerrou o prazo para a compra das doses da segunda campanha realizada este ano. Quem ainda não imunizou o seu rebanho, precisa ter autorização da Adapi para ter acesso a vacina.
"Como o prazo expirou, as lojas somente poderão comercializar a vacina com nossa autorização. Os interessados devem procurar a agência até o dia 15 de agosto para adquirir a vacina e se certificar", explica Idílio Moura, diretor técnico da Adapi.
No ano de 2003, apenas 40% do gado piauiense foi imunizado contra a febre aftosa, ao longo do tempo este percentual foi crescendo. Nos últimos quatro anos foram feitas oito campanhas e o percentual de todas elas passou dos 90%.
Na campanha realizada no início deste ano, 97% do gado foi imunizado e a meta agora é atingir os 100%. O rebanho piauiense é de 1 milhão e 700 mil cabeças, incluindo bovinos e bubalinos. Segundo a Adapi, nos próximos dias, o Piauí sairá da área de médio risco para livre de aftosa. A Associação aguarda somente a visita do ministro da agricultura neste mês de agosto para receber o certificado.
Para Idílio Moura, a certificação é um reconhecimento da parceria feita entre a Adapi e os criadores. "Após a entrega do documento, o nosso rebanho poderá ser comercializado com o outros estados. Agregando valor aos animais do estado e produtos destinados destes", revela.
O secretário do Sindicato de Trabalhores Rurais de Teresina, Francisco Sousa, declara que a notícia é boa, mas demorou bastante tempo para que o estado tivesse esse reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário