MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Correa propõe consulta para acabar com jornais de papel no Equador


Proposta seria reação a criticas por exploração petroleira na Amazônia.
Segundo ele, jornais exclusivamente digitais economizariam papel.

Da France Presse
Presidente equatoriano Rafael Corre revelou que conversou com o vice-presidente dos EUA sobre asilo político a Snowden (Foto: AP)Presidente equatoriano Rafael Correa (Foto: AP)
Em reação às críticas da imprensa à decisão de explorar petróleo em um parque florestal, o presidente do Equador, Rafael Correa, disse nesta segunda-feira (19) que proporá submeter à consulta popular a eliminação do papel nos jornais para evitar o corte indiscriminado de árvores.
O chefe de Estado lançou a proposta em reação às críticas contra a sua decisão de dar sinal verde à exploração petroleira em uma área do Parque Yasuni, situado na Amazônia e declarado reserva mundial da biosfera, após o fracasso de um plano internacional para evitar a extração do combustível fóssil em troca de compensações econômicas.
'Agora os maiores 'ecologistas' são os jornais mercantilistas. Bom, se vamos à consulta popular, proporemos também jornais exclusivamente digitais para economizar papel e evitar o corte indiscriminado de árvores', escreveu Correa em um post no microblog Twitter.
O presidente contrariou interesses de indígenas, políticos e ambientalistas de submeter às urnas a decisão de explorar o bloco ITT, que contém 20% das reservas estimadas de petróleo do Equador (920 milhões de barris).
Correa prometeu um impacto ambiental mínimo na região do Yasuni, que abriga estes depósitos, embora os setores que questionam esta decisão acreditem que o dano pode ser alto, e propõe que o tema seja decidido em uma consulta popular.
No fim de semana, Correa desafiou seus críticos a reunir as assinaturas necessárias para convocar a consulta, enquanto pequenos grupos de ativistas saíram às ruas de Quito com cartazes que diziam: 'Equador, levante-se pelo Yasuni'. A principal força de oposição ofereceu seu apoio à iniciativa da consulta.
'Há grupos que estão politizando o Yasuni-ITT para, com isso, 'derrotar' o governo, e manipulam sobretudo os jovens. Para ninguém isto é mais doloroso do que para mim', disse o presidente pelo Twitter.
Ao mesmo tempo, ele insistiu em que a exploração afetará menos de um milésimo do parque de um milhão de hectares e onde há décadas já operam petroleiras.
Consultada pela agência de notícias Frace Presse, a Associação Equatoriana de Editores de Jornais, através de seu diretor, Diego Cornejo, afirmou que ainda é muito cedo para saber se o que Correa disse esta segunda-feira é uma proposta séria.
'No entanto, o presidente tem a faculdade de convocar as consultas que desejar e perguntar se quer eliminar a circulação de jornais de papel', sustentou Cornejo, e lembrou que Correa costuma relacionar qualquer tema com a imprensa privada, à qual tacha de opositora.
O presidente equatoriano anunciou nesta quinta-feira a decisão de pedir autorização ao Congresso, de maioria governista, para explorar os três campos do ITT, após admitir o fracasso do seu plano para obter uma compensação internacional milionária para deixar no subsolo o petróleo do Yasuni e evitar a emissão de toneladas de gás carbônico (CO2), principal gás causador do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário