MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Bahia é o estado que mais deve receber médicos de programa federal


Ministério da Saúde diz que 161 profissionais serão direcionados ao estado.
Programa 'Mais Médicos' selecionou 1.753 pessoas nessa primeira rodada.

Do G1 BA

A Bahia é o estado que mais deve receber profissionais pelo programa "Mais Médicos", de acordo com o informado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (1°). Ao todo, serão 161 médicos direcionados para o estado. Em seguida, estão Minas Gerais (159), São Paulo (141), Ceará (138), Goiás (117), Rio Grande do Sul (107) e Amazonas (73).
Foram 1.753 médicos com diplomas de universidades brasileiras selecionados nesta primeira rodada do processo seletivo, que vão atuar nos 626 municípios selecionados nessa primeira rodada do programa. 74% dos médicos foram direcionados para a cidade que era a primeira opção entre as seis que poderiam ser escolhidas, por ordem de prioridade. Já os outros 232 profissionais vão poder atuar na cidade que foi a segunda opção.
O Ministério da Saúde informa que, do total de cidades, 375 estão em regiões de extrema pobreza, 159 em regiões metropolitanas, 68 estão em um grupo de 100 cidades com mais de 80 mil habitantes de maior vulnerabilidade social e 24 são capitais. Foram atendidos ainda 23 distritos sanitários indígenas.
Baixa demanda
O número de 1.753 selecionados é considerado baixo em comparação com a demanda por médicos nos municípios inscritos no programa. Segundo o MS, as 3.511 cidades cadastradas na primeira rodada do Mais Médicos pediram 15.460 profissionais. O resultado deve preencher 11% do total de vagas estipuladas, deixando 13.707 delas ociosas.
A previsão do ministério é fazer novas rodadas de seleção ao longo do ano. "Estamos muito satisfeitos com esses profissionais que demonstraram interesse de atuar nas regiões mais carentes do Brasil, mas sabemos que ainda temos uma grande demanda para atender", disse o ministro Alexandre Padilha, em nota oficial. "Nesta primeira seleção, focada nos brasileiros, ainda ficamos com um déficit”, afirmou Padilha.
Os médicos com registro válido no Brasil têm até este sábado (3), às 16h, para homologar a participação no programa e assinar um termo de compromisso confirmando o interesse no município indicado. A lista final com médicos e municípios que participarão da primeira etapa do Mais Médicos vai ser divulgada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (5). O número de escolhidos, portanto, ainda pode mudar.
Estrangeiros
Da próxima terça-feira (6) até o dia 8 de agosto, médicos formados no exterior que finalizaram o cadastro no Mais Médicos vão poder escolher municípios com vagas que não foram ocupadas pelos brasileiros.
A lista das cidades que vão receber os estrangeiros deve ser divulgada no dia 9 de agosto, afirma o Ministério da Saúde. Já a próxima chamada de médicos e de municípios começa no dia 15 de agosto.
Os médicos selecionados, tanto brasileiros quanto estrangeiros, devem começar a trabalhar no Mais Médicos em setembro. Todos os estrangeiros serão avaliados e supervisionados por universidades federais, de acordo com a pasta.
Resultado da seleção
De acordo com o Ministério da Saúde, o resultado da seleção de municípios pelos médicos inscritos deve ser publicado nesta quinta no site do programa.
Nesta quarta, o Ministério da Educação anunciou que o governo decidiu alterar um dos pontos do programa Mais Médicos: o que previa a ampliação de seis para oito anos do período de graduação em medicina – nos dois anos extras eles teriam de prestar serviços no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o ministro, o governo decidiu acatar a proposta de comissão de especialistas que analisa o programa, segundo a qual os dois anos extras serão aproveitados como residência médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário