MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 27 de abril de 2013

Mulher descobre leucemia e amigos mobilizam cadastro de doadores


Lúcia Helena descobriu a doença durante a gravidez.
Amigos querem conscientizar a população e aumentar cadastros.

Fábio Linhares Do G1 ES

“É muito bom ver que tem gente se mobilizando para fazer alguma coisa por você. Essas pessoas que estão me acolhendo me dão mais forças para superar tudo isso”. Esse é o relato de Lúcia Helena de Lucas, uma mulher que descobriu a leucemia quando estava grávida e agora luta para conseguir um doador para o transplante de medula em Cariacica, no Espírito Santo. Os amigos de Lúcia mobilizaram uma campanha para cadastrar doadores de medula óssea.
Lúcia estava grávida do seu segundo filho, que agora tem cinco meses, quando os médicos perceberam uma alteração nos exames. “Comecei fazendo o primeiro pré-natal e deu uma pequena diferença nos resultados, mas passou despercebido. No segundo, já deu uma alteração maior e a médica pediu para que eu procurasse um especialista, um hematologista”, relatou.
Ela contou ainda que o parto precisou ser adiantado, mas o bebê nasceu saudável. Vinte dias depois, Lúcia começou o tratamento. Para a mulher, deixar o filho recém-nascido em casa foi a parte mais difícil. “Eu consegui administrar melhor a possibilidade da cura e da esperança na cura, mas a separação do filho que era muito bebezinho foi o que mais mexeu comigo. Fiquei 29 dias direto internada vendo ele uma vez na semana no hospital e ele ficava em casa só no leite, cuidado pela minha irmã”, disse.
De acordo com o marido de Lúcia, Cláudio Luiz Filho, a notícia mexeu com toda a família. Ele contou que foi preciso forma para conseguir manter a rotina. “A gente vem naquela vida da gente linear e de repente vira de cabeça para baixo. Nesse período, a nossa maior preocupação foi que essa notícia não afetasse o meu trabalho, no meu desenvolvimento profissional. A minha esposa é autônoma, então a fonte de renda é o meu trabalho”, disse.
Os parentes de Lúcia fizeram os testes, mas nenhum foi compatível como doador. Por isso, os amigos resolveram fazer uma campanha de doação de medula óssea. A campanha começou na Igreja Presbiteriana de Cariacica, onde Lúcia frequenta. “A ideia surgiu em primeiro lugar da necessidade dela, que é uma irmã da igreja e tem duas crianças. Quando ela descobriu a leucemia, mobilizou a comunidade”, contou o pastor Rômulo Barcelos.
A coordenadora na campanha, a farmacêutica Karine Freitas, disse que a campanha pode ser feita em outras comunidades. “Qualquer igreja que quiser entrar em contato com a gente, nós vamos e começamos a campanha e eles dão continuidade. O objetivo é conscientizar a população, aumentar o número de cadastros e levar ao povo de Deus o que é o amor ao próximo”, afirmou.
Lucia Helena descobriu que estava com leucemia durante a gravidez (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Lucia Helena descobriu que estava com leucemia durante a gravidez (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário