MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 5 de março de 2013

Citricultor de SP diversifica produção para driblar baixo preço da laranja


Diversidade garante vantagem na hora de enfrentar oscilações do mercado.
Colheita de 14 tipos de laranja dura o ano todo.

Do Globo Rural

O citricultor Rafael Juliano, de Porto Feliz, no sudeste de São Paulo, resolveu diversificar a produção para ser mais competitivo no mercado. Para driblar os baixos preços oferecidos pela indústria para a laranja pêra, o pomar dele tem agora outras variedades de laranja e tangerina, que podem ser colhidas o ano todo.

A laranja pêra que continua no pé era para ter sido colhida no final do ano passado, mas, assim como para outros produtores, não foi uma safra fácil. “Com esse problema das indústrias pagarem R$ 6 pela caixa de laranja de suco, a gente não teve como vender antes e foi colhendo um pouco por dia", conta.
Com a diversidade, agora a produção na fazenda dura o ano todo, o que garante uma vantagem na hora de enfrentar as oscilações do mercado. São 14 tipos de laranja e tangerina, entre elas, a lima, a bahia, a murcote e a lima da pérsia, apreciada pelas propriedades diuréticas e por auxiliar na digestão.
“A gente não fica na mão da indústria e você tendo outras variedades, com esses nichos de mercado, temos como nos salvar”, conta Juliano.
Dos 240 trabalhadores da fazenda, cerca de 150 trabalham no pós-colheita. No parque de processamento, as frutas percorrem até 200 metros nas esteiras, onde são separadas, limpas, recebem cera de carnaúba e são contadas e pesadas uma a uma.
Por dia, de 10 a 12 caminhões seguem para a Ceagesp de São Paulo. Outra parte da produção é armazenada em oito câmaras frias, que juntas, têm capacidade para 44 mil caixas. A mercadoria pode ficar até 60 dias à espera do melhor momento para comercialização.
 
“A diversificação ajuda numa época de crise porque se fosse só a laranja pêra, além de barata não vende porque todo mundo quer vender o mesmo produto”, explica o citricultor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário