MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 2 de março de 2013

Cinco toneladas de lixo são retirados por dia das praias de Fortaleza

É o mesmo de uma produção diária de uma cidade com 40 mil habitantes.
No período de chuva, o número de praias impróprias para banho cresce.

Do G1 CE

No trecho de cinco quilômetros do litoral da capital cearense são recolhidos cinco toneladas de lixo por dia, segundo a empresa que presta serviço para a prefeitura. É o mesmo de uma produção diária de uma cidade com 40 mil habitantes. As praias de Fortaleza sofrem com a poluição.
Em boa parte delas é possível encontrar todo tipo de lixo. Desde de latas, garrafas, papel e o pior delas: o esgoto a céu aberto. "Não dá mais para andar descalça. Ficamos receosos, pois é muito lixo, infelizmente", afirma a empresária Vânia Ribeiro. Já a auxiliar administrativa, Flávia Leite, diz que o lixo nas praias é tanto que fica impossível andar sem chinelos.  "Não podemos ficar a vontade como queríamos. Temos sempre que olhar aonde estamos pisando", relata.
Nas praias que ficam perto de manguezais o problema é mais preocupante. A maré sobe e acaba levando para dentro d'água e mangues todo o lixo acumulado na areia.  "As árvores possuem raízes. Algumas com raízes aéreas que funcionam como um filtro e quando a maré traz o lixo, a sujeira fica presa nas árvores e acaba acumulando lixo. É muito ruim para o ecossistema marinho e até para nós seres humanos", explica o ambientalista Rusty de Castro Sá Barreto.
Esgoto
Os moradores da Praia do Futuro ficam preocupados com o esgoto que sai das casas e vai para o mar. Segundo a representante da Associação dos Empresários da Praia do Futuro, Fátima Queiroz, a água suja vai parar nas galerias por onde deveriam escoar apenas água da chuva. "Quando esse esgoto satura, enche, ele vem para a superfície e da superfície, ele entra pela boca de lobo para as galerias das águas pluviais e levam para o mar", explica.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Semace), dos 31 pontos de praias monitorados cerca de 20 ficam impróprias para o banho nos períodos de chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário