MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Embrapa estuda variedades de feijão agroecológico


Pesquisas estão sendo feitas em Goiás.
Tudo é coordenado pela Embrapa Arroz e Feijão.

Do Globo Rural
O feijão foi plantado no meio de uma roça de milho e em volta de árvores frutíferas e espécies nativas do cerrado. O sistema é agroecológico. "Tudo é produzido de acordo com as normas da natureza. As plantas não são cultivadas com adubo ou defensivos e conseguem conviver com insetos, fungos e pragas, sem causar danos que provoquem prejuízos econômicos", explica o agrônomo Agostinho Didonet.
Para se conseguir um ambiente equilibrado é preciso ter diversificação, ou seja, é necessário ter várias espécies diferentes de plantas e a escolha deve ser feita de modo que se tenha plantas que convivam em harmonia.
Em uma área experimental foram plantadas nove variedades diferentes de feijão. O produtor pode analisar o desenvolvimento de cada uma, se é resistente a doenças, se produz bem e então escolher a que vai cultivar.
Qualquer variedade pode ser utilizada, mas para o feijão, a aposta é nas variedades crioulas, àquelas que são puras, não sofreram alteração genética.
A área experimental foi implantada na propriedade de Gabriel Mesquita, pequeno produtor de Pirenópolis. Para ele, uma das vantagens do feijão agroecológico é a melhora na qualidade de vida, já que o agricultor não tem que lidar com veneno. E ele diz que na panela, não tem nada melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário