MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 25 de abril de 2023

ASSOCIAÇÃO PRÓ-DANÇA CELEBRA O DIA INTERNACIONAL DA DANÇA

 

ASSOCIAÇÃO PRÓ-DANÇA CELEBRA O

DIA INTERNACIONAL DA DANÇA 

No dia 29 de abril, a Associação Pró-Dança prepara programação especial e gratuita por meio da São Paulo Companhia e São Paulo Escola de Dança

Imagens de obras da São Paulo Companhia de Dança que compõe a exposição São Paulo Companhia de Dança – 15 anos

A Associação Pró-Dança – organização social responsável pela gestão da São Paulo Escola de Dança e da São Paulo Companhia de Dança – dirigidas por Inês Bogéa, prepara ações para comemorar o Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, com programação gratuita dentro e fora da capital do estado.

“É uma alegria comemorar o Dia Internacional da Dança, especialmente neste ano em que comemoramos os 15 anos da Companhia e a expansão das atividades da SPED. Esta data comemorativa é mais uma oportunidade de inspirar as mais diversas pessoas com a vitalidade de arte, que emociona e transforma. Buscamos levar a nossa dança para além dos espaços já conhecidos e nos conectar com as mais diversas plateias, dialogando com o mundo atual, vivendo intensamente o presente e sonhando com um futuro de muita arte”, fala Inês Bogéa.

 

São Paulo Companhia de Dança

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) - corpo artístico da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo - abre suas comemorações com a inauguração da exposição de fotos São Paulo Companhia de Dança - 15 anos, em parceria com o Metrô de São Paulo. Entre os dias 29 de abril e 29 de maio, na Estação da Sé, serão exibidas imagens de obras marcantes de seu repertório registradas pelos artistas Arthur Wolkovier, Charles Lima, Édouard Lock, Fernanda Kirmayr, João Caldas, Marcelo Machado, Rogério Alves Sobrado e Silvia Machado.

Já na sede da Companhia, localizada na Oficina Cultural Oswald de Andrade, a professora-ensaiadora Beatriz Hack ministra a Oficina de Capacitação Técnica em Ensaio, às 10h. Com vagas limitadas e preenchidas por ordem de inscrição, a atividade terá como foco o ofício do ensaiador. Os participantes devem ter idade a partir de 14 anos e receberão certificado digital após a conclusão. Inscrições pelo link https://forms.gle/vN7pGEWSPHDrdhYS7

No interior do estado, a SPCD realiza atividades educativas e apresentações na cidade de Garça. Às 11h30, acontece a Oficina de Balé Clássico, ministrada por Bruno Veloso, professor-ensaiador da companhia. Aberta ao público, a atividade será na Escola Municipal de Cultura Artística Amélio Naná Zancopé. Para participar é necessário inscrever-se no link https://forms.gle/PVtPU8EUXe6PHwTY6. Ambas as oficinas fazem parte do eixo educativo da SPCD.

Na parte da noite, às 20h – assim como no dia 28 de abril - no palco do Teatro Municipal Miguel Monico, a companhia apresenta três obras de seu repertório. Duas coproduções internacionais, Odisseia (2018), de Jöelle Bouvier, que propõem uma viagem e um reencontro consigo mesmo, (uma coprodução com Chaillot – Théâtre National de la Danse, na França), e Partita (2022), de Stephen Shopshire, inspirada na pintura do artista renascentista Pieter Bruegel (1525-1569) “Landscape with the Fall of Icarus” (1555), em diálogo com o poema homônimo escrito, em 1939, por William Carlos Williams (1883-1963) (uma coprodução com o The Dutch Performing Arts Program of the Performing ArtsFund NL, na Holanda), e por fim uma pré-estreia com remontagem de Giovanni Di Palma, Le Chant Du Rossignol (2023). Assinada por Marco Goecke, a coreografia é baseada em O Rouxinol, conto de Hans Christian Andersen. Os ingressos devem ser retirados com 1 hora de antecedência na bilheteria do Teatro. Toda a programação será gratuita.

Para encerrar o dia, em parceria com a plataforma Cultura em Casa, estreia às 20h, simultaneamente também no canal do YouTube da Companhia, o documentário que conta os bastidores da montagem de O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos, obra de Márcia Haydée especialmente para a SPCD, que teve sua estreia em dezembro de 2022.

São Paulo Escola de Dança

Já a São Paulo Escola de Dança - Centro de Formação em Artes Coreográficas – também em parceria com o Metrô de São Paulo, realiza um Flash Mob com cerca de 75 estudantes dos Cursos Regulares que fazem parte do programa de Bolsas-Oportunidade. A ação acontece na Estação Sé, em frente às catracas, entre 11h e 12h, com entradas previstas para 11h, 11h20, 11h40 e 12h.

Para encerrar a programação, às 19h, será exibido também na plataforma Cultura Em Casa, o documentário Espirais do Tempo, primeira produção lançada pela SPED e produzida pela Galeria Produções. O projeto narra as etapas das primeiras reuniões até a inauguração oficial da escola e também estará disponível no canal do YouTube da São Paulo Escola de Dança.

Serviço - Dia Internacional da Dança

 

Ações SPCD

 

Exposição de fotos ‘São Paulo Companhia de Dança – 15 anos’ em São Paulo/SP

Data: De 29 de abril até 29 de maio

Local: Estação Sé - Praça da Sé - São Paulo - SP, 01310-200

 

Oficina de Capacitação Técnica em Ensaio em São Paulo/SP

Data: 29 de abril – das 10h às 12h

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade - R. Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo - SP, 01123-001

Inscrição: Vagas limitadas para pessoas a partir de 14 anos. Inscrição via link https://forms.gle/vN7pGEWSPHDrdhYS7.

Oficina de Dança – Balé Clássico em Garça/SP

Data: 29 de abril – das 11h30 às 12h45

Local: Escola Municipal de Cultura Artística- Amélio Naná Zancopé - R. Vinte e Sete de Dezembro, 10 - Williams, Garça - SP, 17400-000

Inscrição: Vagas limitadas para pessoas a partir de 14 anos. Inscrição via link https://forms.gle/PVtPU8EUXe6PHwTY6.

Apresentações em Garça/SP

Data: 28 e 29 de abril (sexta e sábado)

Horário: 20h

Local: Teatro Miguel Monico, 522 - Av. Dr. Rafael Paes de Barros - Williams, Garça

Ingressos: Retirada na bilheteria do teatro com 1 hora de antecedência.  

Exibição do Documentário sobre os bastidores de ‘O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos’ - Online

Data: 29 de abril

Horário: 20h

Link: https://www.youtube.com/@CulturaemCasaSaoPaulo

https://www.youtube.com/@AudiovisualSPCD

Classificação: Livre

Duração: 35 min

 

Ações São Paulo Escola de Dança

 

Flash Mob na Estação da Sé - São Paulo/SP

Data: 29 de abril

Horário: 11h, 11h20, 11h40 e 12h

Local: Estação Sé, em frente as catracas - Praça da Sé - Sé, São Paulo - SP, 01310-200

Exibição do Documentário ‘Espirais do Tempo’ - Online

Data: 29 de abril

Horário: 19h

Link: https://www.youtube.com/@SaoPauloEscoladeDanca

https://www.youtube.com/@CulturaemCasaSaoPaulo

Classificação: Livre

Duração: 30 min

 

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 900 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.100 apresentações e acumulando mais de 50 prêmios e indicações nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital criado em 2020, realizou mais de 50 espetáculos virtuais e streamings de apresentações que somam mais de 1 milhão de visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA

Criada em 2022 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco em uma imprescindível valorização da pluralidade. Ela se estrutura em quatro eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos de Iniciação à Dança, que buscam introduzir as diferentes linguagens desta arte para adolescentes entre 13 e 17 anos; Cursos de Extensão Cultural, que visam contribuir para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.

 

SOBRE INÊS BOGÉA

Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM). É autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão/TV Globo de 2016 a 2021. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.

SOBRE A COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - METRÔ

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô foi constituída no dia 24 de abril de 1968. É controlada pelo Governo do Estado de São Paulo sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM). É responsável pela operação e expansão de rede metroviária e pelo planejamento de transporte metropolitano de passageiros da Região Metropolitana de São Paulo. A rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por 6 linhas, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente. Está integrada à CPTM nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo. O Metrô de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e o Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Jardim Colonial), somando 71,5 km de extensão e 63 estações. Pela rede administrada pelo Metrô, chegam a passar 4 milhões de passageiros diariamente.

A Linha 4-Amarela é operada pela Via Quatro em regime de PPP desde 2010. Possui 12,8 km de extensão e 11 estações. A Linha 5-Lilás passou a ser operada em regime de concessão pela Via Mobilidade em 04 de agosto de 2018. Possui 20 km e 17 estações. Em 2017, a rede metroviária atingiu a marca de 1,3 bilhão de passageiros transportados, sendo que o Metrô de São Paulo foi responsável pelo transporte de 1,1 bilhão desses passageiros, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço prestado no transporte público de passageiros sobre trilhos.

SOBRE A SECRETARIA DE ESTADO DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos - STM faz parte da área de infraestrutura do Governo do Estado de São Paulo.

 

Para entrevistas ou mais informações

 

São Paulo Companhia de Dança

www.spcd.com.br

Murilo Rocha – Analista de Comunicação

murilo.rocha@prodanca.org.br | (11) 3224-1380 ramal 345

Renata Faila – Analista de Comunicação 

renata.faila@prodanca.org.br | (11) 3224-1380 ramal 345

Assessoria de imprensa – Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado

www.cultura.sp.gov.br

(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162 

(11) 98849-5303 (plantão) 

imprensaculturasp@sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário