A
Semana do Brasil ou Semana Verde e Amarela, ação do Governo Federal
(Secom) com apoio do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV),
acontece junto com as comemorações do Dia da Independência para aquecer o
comércio no mês que antecede as datas mais aguardadas pelos varejistas:
Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Conhecida também como Black
Friday brasileira, a Semana teve sua primeira edição realizada em 2019.
De acordo com a Ebit/Nielsen, entre a primeira e a última edição, o
aumento no volume de pagamentos online foi de 41%, o que comprova o
sucesso da iniciativa.
“A
Semana do Brasil é muito estratégica, já que acontece entre os meses do
Dia dos Pais e do Dia das Crianças. O comércio costumava ser mais morno
no mês de setembro, mas essa iniciativa vem justamente para movimentar
as vendas nesse período, com descontos e promoções. É preciso preparar o
negócio para aproveitar as oportunidades”, comenta Fernanda Hermanny,
CEO da Afilio, empresa de marketing de performance que conecta anunciantes a uma rede própria com mais de cem mil afiliados.
Fernanda traz três dicas para quem deseja aproveitar a Semana do Brasil para impulsionar as vendas online. Confira:
Aposte no marketing de afiliação
As
estratégias de divulgação têm grande peso nos resultados das vendas em
datas promocionais, como é o caso da Semana do Brasil. O marketing de
afiliação é um dos caminhos para alcançar bons números. Trata-se de uma
estratégia de publicidade online, em que parceiros promovem produtos e serviços para potencializar a divulgação de ofertas e descontos, em troca de comissões.
“A
Afilio, por exemplo, tem uma rede diversificada com mais de cem mil
filiados, que atendem diversos segmentos e trabalham em canais como
sites de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing, sites de cashback e
de cupons de desconto, entre outros, prontos para alcançar os
consumidores e entregar bons resultados aos anunciantes”, explica
Fernanda.
Esteja presente em mais de um canal
Estar
presente em diferentes canais de venda e atendimento é uma exigência do
mercado atual e um desejo do público, que prioriza serviços
omnichannel, que tragam comodidade, praticidade e autonomia para decidir
que canais utilizar durante a jornada de compra.
“Estar
presente no máximo de plataformas possível é essencial para bons
resultados e também para uma maior satisfação dos consumidores. A
omnicanalidade é uma das melhores estratégias que as empresas podem
seguir e é importante garantir que os canais adotados sejam integrados e
ofereçam um mesmo nível de qualidade nas interações com os usuários”,
pontua a CEO da Afilio.
Garanta uma boa experiência
A
jornada de compra deve ser descomplicada do início ao fim. Desde uma
plataforma de fácil navegação e carregamento rápido, até boas condições
de pagamento e entrega dos produtos, cada detalhe fará diferença na
tomada de decisão do cliente e na sua experiência.
“Qualquer
dificuldade pode ser suficiente para o consumidor fechar a página e
buscar outra loja. Além de garantir uma boa experiência, é importante
conhecer as preferências do público e usar essas informações para
planejar ofertas certeiras para a Semana do Brasil”, finaliza a
especialista.
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