Trevor Milton, ex-CEO e fundador da Nikola Motors, está sendo julgado nos EUA por fraude em três acusações. O executivo, que iniciou a aproximação da startup com a GM para fazer uma picape elétrica, ocultou informações sobre o modelo Badger.
Agora, segundo depoimento de um engenheiro da GM, a Nikola Badger era essencialmente aparência, pois, a base mecânica seria da GM e não dá própria Nikola, como foi anunciado inicialmente.
O que se sabia era que a Badger deveria ser produzida pela GM e que esta lhe compartilharia as baterias Ultium e os motores elétricos, mas não era somente isso e sim toda a estrutura da picape.
Scott Damman, gerente sênior da GM em software, disse ao juri: “Não havia componentes vindos de Nikola. Eles eram donos do design criativo, da aparência e da sensação do veículo, mas todas as peças deveriam vir da General Motors”.
Ou seja, basicamente apenas o visual fora criado pela Nikola e a GM sustentaria o resto, algo bem diferente do anunciado por Trevor Milton, na época chefe da marca e responsável pela assinatura de um acordo com a GM no valor de US$ 2 bilhões, que elevou muito as ações da Nikola.
Em meados de 2020, a Nikola Badger seria mais um player no segmento de picapes para bater de frente com a Ford F-150 Lightning bem antes da chegada da Silverado EV, assim como se adiantar em relação à Rivian R1T.
No entanto, o relatório Hindenburg surgiu na mídia e revelou todo um esquema fraudulento envolvendo a Nikola Motors e a pessoa de Trevor Milton.
Rapidamente o evento de lançamento, marcado para o fim de 2020, foi cancelado e logo depois a GM se retirou do negócio.
Milton, mesmo sem a GM, tinha um plano B para a Badger, mas o mesmo não deu certo.
Para piorar a situação agora, Brendan Babiarz, ex-funcionário da Nikola, disse que a Badger foi montada sobre uma Ford F-150 Raptor e tinha peças do quadriciclo Nikola NZT…
Então, Milton mentiu ao mercado para elevar a reputação da Nikola e seu negócio com a picape Badger. Trevor saiu da empresa, que agora se dedica ao segmento de caminhões movidos por hidrogênio e elétricos, tendo lançado esta semana um cavalo-mecânico em parceria com a Iveco na Europa.
[Fonte: Auto Evolution]
Nenhum comentário:
Postar um comentário