A Califórnia é o estado mais rico e populoso dos EUA e, naturalmente, a região onde está a maior concentração de veículos do país. Contudo, o governo local – que funciona como uma república – quer reduzir a circulação de automóveis.
Com a eletrificação sendo uma aposta forçada para reverter a emissão crescente de poluentes, imputando aos carros a maior parcela da culpa num estado com alto índice de incêndios florestais e incentivo extremo ao transporte pessoal, uma política de décadas, agora a ação é pagar para não ver carro na rua.
Então, no congresso da Califórnia, foi aprovado um projeto de lei que dá crédito fiscal de US$ 1.000 para pessoas de baixa renda que não possuem carros.
A medida vale somente para quem é solteiro e não tem carro e ganha até US$ 40.000 ao ano, sendo US$ 60.000 por ano para casados.
Se isso parece pouco, na verdade é mesmo, pois, o projeto de lei originalmente previa US$ 2.500 de bônus estadual para quem não tem carro, continuar a andar a pé.
A coisa era ainda maior, prevendo que família com menos carros que membros, ganhariam o incentivo para manter o que tem.
Para os políticos da Califórnia, a aprovação da lei foi uma vitória contra o aumento da frota que, na visão deles, significa maior emissão de poluentes, porém, o que os moradores sem carro farão com esse dinheiro?
A ideia é que eles utilizem os US$ 1.000 para usar em transporte urbano, no entanto, todo mundo sabe no estado que o transporte público é deficiente na Califórnia.
Um dos motivos é que, além da facilidade de aquisição de um automóvel, os californianos são pressionados a morar cada vez mais longe dos centros urbanos e das regiões onde existem empregos.
Conforme a população se espalha, o transporte público não consegue acompanhar a expansão e falha.
Nas redes sociais, a população reclamou contra a nova lei, que entende ser desproporcional, uma vez que o dinheiro poderia ser investido em um transporte público mais eficiente na Califórnia.
Para muitos, possivelmente os US$ 1.000 serão usados em carros de aplicativo, como Uber e Lift, alternativas para o transporte pessoal.
[Fonte: Jalopnik]
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