MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 10 de agosto de 2025

Ecossistemas, robótica, app para rastreio de câncer e energia sustentável no Univerciência

 


Neste sábado (09), às 13h30, o Univerciência apresenta um estudo realizado em Fortaleza sobre os ecossistemas remanescentes na cidade, e um modelo de aprendizagem que torna mais acessível o ensino de robótica. O programa traz ainda um aplicativo capaz de rastrear o câncer do tipo melanoma e uma pesquisa sobre a produção de hidrogênio como fonte de energia limpa.


Através de um levantamento feito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisadores identificaram que apenas 16% dos ecossistemas originais permanecem em Fortaleza, com 60 áreas de vegetação consideradas vulneráveis ao desmatamento.


Na área da tecnologia, pesquisadores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) desenvolveram um modelo para tornar o ensino de robótica mais acessível nas escolas públicas. O telespectador vai conhecer o projeto, que busca superar as barreiras estruturais que dificultam o aprofundamento e a aprendizagem de tecnologias cada vez mais presentes no cotidiano escolar.


Em Campina Grande, o Núcleo de Tecnologias Estratégicas da Saúde da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desenvolveu um aplicativo capaz de rastrear o tipo mais grave de câncer de pele, o melanoma. A tecnologia poderá ser utilizada por profissionais de saúde, principalmente em cidades pequenas.


Pra encerrar essa edição, o programa apresenta o trabalho da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde os pesquisadores desenvolvem estudos sobre a produção de hidrogênio como fonte de energia limpa, uma alternativa sustentável que pode contribuir para a redução dos impactos ambientais e para o enfrentamento das mudanças climáticas.


O Univerciência, é o primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro. Criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e a partir da parceria entre a TV Brasil, TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em mais de 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.



Acompanhe a TVE nas redes sociais:


instagram.com/tvebahia 

tiktok.com/@tvebahia 

facebook.com/tvebahia  

youtube.com/tvebahia 

twitter.com/tvebahia 



Serviço:

Ecossistemas, robótica, app para rastreio de câncer e energia sustentável no Univerciência

Quando: sábado (09), às 13h30. Horário alternativo: quarta-feira (06), às 19h

Onde: TVE, tve.ba.gov.br e Canal 222 das novas parabólicas digitais

ASCOM - Assessoria de Comunicação

IRDEB | TVE Bahia | Educadora FM 107.5 | Cineteatro 2 de Julho

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

ascom@irdeb.ba.gov.br | (71) 3116-7397 / 3116-7426

www.irdeb.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário