Quanto vale para uma companhia uma informação de negócio trazida da área de TI? Serviços gerenciados com observabilidade e governança podem salvar vendas de milhões no varejo e em outros setores do mercado *Paulo Alonso, COO da Delfia Clique aqui para visualizar a foto de Paulo Alonso, COO da Delfia. Temos
um cliente, gigante do varejo, que com nossas informações de TI
transformadas em dados de negócios, conseguiu salvar uma média diária de
R$ 6 milhões em vendas que poderiam ser canceladas. Hoje, esse tipo de
informação é muito útil para o varejo, principalmente em e-commerce e
outras plataformas de venda, já que é a forma mais rápida de mostrar a
eficiência desse serviço: são vendas que passam por múltiplas
plataformas e com nossa expertise, enxergamos toda sua jornada.
Para
continuar apurando dados de forma preditiva, é preciso investimento
para aumentar a operação e traduzir esses dados em KPIs e aproximação de
negócios. As companhias percebem a importância da informação que a TI
traz e começam a enxergar essa área com outros olhos e a entender como
ajudar e a investir, para acelerar toda a cadeia de negócios.
Exemplos
que acontecem nas vendas on-line do varejo, como uma interrupção em
algum canal que ficou parado por três minutos e isso gerou uma
rentabilidade menor para o negócio, é o tipo de situação que não pode
mais acontecer.
Sabemos que o SLA (Service Level Agreement)
indica as boas práticas e o tempo de atendimento na contratação dos
serviços oferecidos em TI, e que o ITIL otimiza a operação e gerencia o
nível de serviço entregue ao cliente de forma eficiente. A experiência
do usuário também é importante e assim, o mercado criou um KPI chamado XLA, no qual as empresas medem a satisfação do cliente com o atendimento que lhe é prestado. ITIL e XLA são reconhecidos como essenciais para manter o bom funcionamento das operações.
No
entanto, é importante que o consumidor esteja satisfeito, é o mínimo
que sua expectativa seja superada positivamente, pois não basta somente
atendê-lo no prazo determinado, é preciso atendê-lo bem. É algo óbvio,
mas muitas empresas ainda pecam nessa questão. Com uma boa gestão de
processos de TI para que a operação continue girando, comecei uma
movimentação na organização onde sou COO para mudar o conceito de
serviços oferecidos ao cliente. Não queremos apenas oferecer serviços,
mas sim, informações de negócio, que são verdadeiramente úteis,
relevantes e influentes, que podem alavancar ou salvar vendas em
diversas áreas. Transformamos dados em insights essenciais para que os
clientes possam utilizá-los internamente, resultando em mais
investimentos na área de TI.
Redesenhamos as operações em
serviços gerenciados, fortalecemos a área de Governança para padronizar e
reunir os dados que são processados, para então tratarmos o que é
importante e assim selecionarmos e transformá-los em KPI de negócio.
Acompanhamos toda a jornada das operações padrões junto aos
profissionais de observabilidade, que monitoram os ambientes digitais e
nos trazem essas informações. Nosso DNA em observabilidade nos ajuda na
entrega desse serviço como um diferencial para o mercado, além de ser
atrativo.
Trouxemos uma profissional de Experiência &
Operações de Tecnologia para que hoje e lá na frente - ainda há um
grande investimento a ser feito –, essa área possa ser um diferencial
para qualquer cliente. Além da operação de TI usual, ele passa a ter
informações valiosas de negócios.
Como uma empresa de curadoria
de jornadas digitais, sabemos o que temos de praticar dentro de qualquer
operação, o básico bem-feito. Para todos os serviços que oferecemos,
procuramos sempre agregar ao cliente sem que ele nos peça. E para o
mercado, não basta mais fazer muito bem a mesma coisa durante muito
tempo, é preciso fazer muito bem, mas, inovar constantemente. A ideia é
não ofertar mais uma operação, mas sim, uma informação preciosa para
escalar negócios e trazer investimentos também. Em algum momento, vão
entender que isso é importante para o mercado. *Paulo Alonso é responsável pelas operações de serviços na Delfia, curadoria de jornadas digitais. Informações para a imprensa: DFreire Comunicação e Negócios (+55 11) 5105-7171 Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br Marcela Martinez – marcelamartinez@dfreire.com.br
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