Com curadoria da Delfia, recuperadora de crédito HCosta passa a ter visibilidade de suas aplicações e banco de dados Time
da Delfia define novo projeto de visualização no ambiente de TI e
acompanhamento de serviços em tempo real, que permite a prevenção e
redução de incidentes Clique aqui para visualizar a foto de Alex Camargo, CTO da Delfia. A Delfia,
curadoria de jornadas digitais, anuncia os resultados de mais um
projeto bem-sucedido junto à empresa de advocacia e recuperadora de
crédito HCosta. Com a missão de evoluir a área de tecnologia para ter
visibilidade dos serviços e aplicações de TI, Alan Colombo Cosin, CIO da
HCosta, enfrentava questões como degradação de serviços no banco de
dados e uma estrutura complexa com sistemas legados e ilhas de
processamento que impactavam nos resultados do negócio. Descobrir mais
rápido os problemas em toda a infraestrutura de TI e trabalhar de
maneira proativa era um dos desejos da HCosta e o time da Delfia veio ao
encontro dessa necessidade e implementou o Datadog, uma plataforma
unificada de visualização de aplicações e infraestrutura, que se mostrou
eficaz por ser intuitiva, rápida, fácil de usar e de reunir todas as
informações da HCosta num lugar só.
“O Datadog é uma ferramenta
de observabilidade, uma solução proposta pela curadoria da Delfia para
entender o que estava acontecendo no ecossistema de sistemas da HCosta,
com a intenção de dar contexto, alinhando as estratégias de negócio e
tecnologia de forma 100% correlacionada”, diz Alex Camargo, CTO da
Delfia.
Alan Cosin buscava um software para auxiliar os sistemas
de TI, que fosse preditivo em relação à indisponibilidade, latência de
serviços e visibilidade de toda infraestrutura. “Quando acontecia uma
falha, como por exemplo, uma interferência de um equipamento, falta de
manutenção no banco de dados ou um processo de deploy com bugs na parte de aplicação, acabávamos tendo um timing
alto para identificar a causa e conseguir dar um diagnóstico ou uma
ação para resolver essas questões”, explica Alan Cosin, CIO da HCosta.
“Precisávamos de algo que nos norteasse, que nos desse observabilidade
do ambiente para diminuir o tempo de identificação da causa”. Solução para os problemas Assim,
a HCosta apostou na observabilidade das aplicações com a curadoria da
Delfia, que criou funções, conectadas com os KPIs, no qual a equipe
poderia monitorar o core da companhia. Durante o rápido período
de POV, em uma noite, o time da recuperadora de crédito instrumentou
tudo o que precisavam no ambiente de TI. “A ferramenta foi alimentada
com o “motor principal” da operação, como a parte de produção, geração
de boleto e acordo e a parte judicial e blindamos o ambiente. Com isso,
conseguimos ter visão do que conversa com o quê, o que depende do que”,
diz Alan, da HCosta.
Com as aplicações já no Datadog, o time da
Delfia personalizou o ambiente de TI da HCosta, mostrando como operar a
ferramenta e qual caminho seguir em uma análise de crise, dentre outras
questões. Com a visibilidade do ambiente conquistada, a equipe da HCosta
começou a documentar a estrutura, como a visibilidade e a criticidade
dessas dependências para desenhar o que chamam de “caminho crítico” e
desdobrar alguns KPIs de performance e de algumas estruturas para
insights indicarem o preventivo e a correção de falhas, reduzindo as
interferências de falhas sistêmicas no “caminho crítico” de negócios em
até 63%.
Os curadores da Delfia entregaram um projeto completo de
visibilidade de todos os servidores do ambiente, com a criação de um
dashboard para cada aplicação. “É como se proporcionássemos uma
visibilidade mastigada do ambiente da HCosta, o que simplificou muitos
processos, facilitando a detecção de problemas, garantindo melhor
performance e consequentemente melhor experiência do usuário, otimizando
tempo e automatizando procedimentos. Simplificamos essas questões não
só para ter uma análise reativa, pois, mesmo num cenário reativo, a
performance do Datadog é boa, mas o nível mais alto de maturidade que
conseguimos ter em observabilidade é chegar ao proativo, ou seja, não
esperar ter um impacto no usuário final para tomar uma ação e fazer uma
correção”, adiciona o CTO da Delfia.
Para ter visibilidade
apenas do banco de dados, por exemplo, a equipe de TI da HCosta teria de
entrar pelo servidor do banco de dados, gerar um relatório de consulta e
isso gastava tempo. Com o Datadog passaram a ver tudo numa tela só. “No
âmbito de infraestrutura, um workload apresentava sobrecarga e a
curadoria da Delfia criou uma monitoração específica para ele, com
alertas que avisariam para tomar uma ação preventiva, e não reativa caso
ficasse incapacitado, o que ajudou a equipe a entender o que estava
acontecendo dentro dele. O Datadog tem essa facilidade de ser end to end,
de monitorar tudo no ambiente e sintetizar num lugar só,
correlacionando todos os tipos de evento”, enfatiza Alex Camargo da
Delfia.
O Datadog, junto ao time da Delfia, permitiu à HCosta ter
uma visão completa de sua infraestrutura, unificando dados de sistemas
legados e modernos em um único painel de controle. “Com a implementação
da plataforma, a identificação de falhas passou a ser muito mais ágil,
possibilitando uma resposta proativa aos problemas que a HCosta vinha
sofrendo antes de ter essa visão na sua infraestrutura com o Datadog e
Delfia. Através da integração de KPIs e monitoramento contínuo, a equipe
conseguiu otimizar a performance dos seus sistemas críticos. Essa
visibilidade aumentada resultou em uma redução significativa do tempo de
inatividade e na melhoria da experiência do usuário”, afirma Camilla
Sposito, Customer Success Associate na Datadog.
Benefícios Para
Alan, a Delfia, fez um trabalho importante de mapeamento de todo o
ambiente e de execução dos projetos, apoiando na estruturação e
definindo os indicadores, como organizar e operar os painéis para ter
essa visibilidade. Dentre os principais benefícios alcançados com a
curadoria da Delfia no uso da ferramenta estão a redução de incidentes
em 55%, construção das estruturas de KPIs, entender melhor o ambiente e
revisitar as arquiteturas e modernizá-las, ter planos de ações de forma
evolutiva do ecossistema digital e das aplicações. “Hoje eu sou muito
mais preventivo do que reativo”, declara o CTO da HCosta.
Os
ganhos com os serviços consultivos da Delfia se estenderam para a parte
legal, pois, de acordo com Alan Cosin da HCosta, aceleraram os processos
que anteriormente tinham alta latência. “Antes, clicar em um botão
demorava para executar uma ação. Hoje, quando é executado numa cadeia de
bilhões de processamento de transações, ganhamos mais 10, 15, 20
minutos no final do dia”. Com a perda de tempo, o CIO da HCosta comenta
que havia desistência de pessoas no chatbox, além de causar
interferência na conversão de um boleto ou num disparo de um e-mail.
“Até essa sensibilidade, que é, entre aspas, imperceptível para o
humano, conseguimos capturar esses gargalos”, avalia o executivo.
Alan
Cosin também cita que os planos de continuidade ficaram muito mais
claros para a equipe, assim como o de contingenciamento dos processos.
Os gatilhos de usos esporádicos, uma característica do negócio, como por
exemplo, o fechamento, que se assemelha ao pico do comércio, como o
Natal, apresentava algumas instabilidades. Hoje, com a plataforma
Datadog, a equipe da HCosta consegue direcionar recurso para
determinados pontos dos sistemas para não ter gargalo de processamento,
boletagem e outros. “Às cegas” A
HCosta colhe os resultados com a curadoria da Delfia e a performance da
ferramenta. “Antes não tínhamos visibilidade dos sistemas legados,
estávamos em “terra de cegos”: existia um reflexo dos problemas e não
conseguíamos dar velocidade no diagnóstico. Não conseguíamos nem
responder um problema antes de ocorrer o próximo”, adiciona Alan Cosin.
“Saímos de uma zona cinzenta e passamos a ter uma ótica com muitos
detalhes e dados para a tomada de decisão”.
Anteriormente da
curadoria da Delfia e ao uso da plataforma Datadog, quando surgia um
problema no sistema, o time da HCosta teria de varrer todo o ambiente
para descobrir onde ele estava e levava muito tempo para corrigi-lo.
“Além disso, essa situação mobilizava muitas pessoas nas famosas “salas
de guerra”, que precisavam parar o que estavam fazendo para resolvê-lo.
Não só corrigir, mas identificá-lo. Hoje, a plataforma vai alertar e
direcionar a tratativa daquela situação em tempo real, isolando de fato
onde está a causa raiz do incidente a ser tratado”, diz Alex.
Outra
questão é que o time de infraestrutura poderia levar até dias para
descobrir onde estava o problema antes de sua ocorrência para remediá-lo
e não ter interferência na linha de negócios. “Descobrimos muitos
microsserviços “fantasmas” no ambiente e os retiramos ou atualizamos,
criamos procedimentos de documentação interna para poder desenvolver
novas arquiteturas e padrões, desde questão estrutural até segurança.
Hoje, essa visibilidade está implementada nos KPIs. Então, é possível
ter a camada mais transparente para o monitoramento e, para o negócio, a
queda de indisponibilidade, que reduzimos drasticamente, em 39% de
tempo”, acrescenta o CIO da HCosta. Impacto da observabilidade Para
o futuro, a HCosta estuda evoluir o contrato com a Delfia na área de
observabilidade sobre um desenho de um ecossistema de produtos que será
lançado no mercado, para operar estruturas de forma recorrente. “Nos
deparamos com uma gama de oportunidades para melhorar de uma forma muito
instantânea. Queremos manter as operações de observabilidade dentro de
uma visão de aplicação e negócio e a Delfia conduziria a parte de
infraestrutura”, adiciona Alan Cosin.
Outra área contemplada pela
ferramenta é um módulo de segurança embarcado que escaneia as
vulnerabilidades do sistema, a ASM - Application Security Monitoring,
monitorando ameaças, suspeita de atos maliciosos e possíveis ataques. “O
ASM é para justamente ser preventivo e conseguirmos sanar a questão da
segurança com esse produto. A Delfia se preocupou em dar um workshop
para as equipes, de como eles navegariam no ambiente para identificar
vulnerabilidades para a tomada de ações e correções dentro da própria
plataforma”, comenta o CTO da Delfia.
Com um ano de uso de
ferramenta, Alan Cosin comenta que, após conquistar visibilidade com
eficiência, a equipe entende e otimiza os caminhos de um sistema de
workflow, no qual existem diversas transações ou ações de um sistema,
que desencadeia em outro, como o de banco, judicial e outros.
“Inclusive, um dos pontos é que um processo de automação que fazíamos de
um a um, com o Datadog, conseguimos entender que fazer em modelos de
bloco, por exemplo, teve um custo de transação inferior ao que tínhamos e
até um ganho significativo em relação ao tempo de resposta, o que
impacta na conversão do negócio e na satisfação do cliente”.
“A
HCosta é um caso no qual em um pequeno ambiente é possível ter um ganho
operacional significativo, além de estender a cultura de observabilidade
para o restante das áreas da empresa”, completa Camargo, da Delfia.
Informações para a imprensa: DFreire Comunicação e Negócios (+55 11) 5105-7171 Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br Marcela Martinez – marcelamartinez@dfreire.com.br
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