As
crianças com deficiência têm interesse pela leitura e por bens
culturais? É possível criar condições acolhedoras e inclusivas para
pessoas com deficiência em escolas, bibliotecas e equipamentos
culturais, sem a exigência de recursos financeiros? As pessoas com
deficiência estão representadas nos livros que estão disponíveis no
mercado editorial brasileiro, especialmente nos destinados às crianças?
Como ler com e para crianças autistas em casa, na biblioteca e na
escola? Essas são algumas das questões abordadas no livro “Outro livro
de perguntas: leitura inclusão e acessibilidade" terá uma agenda de
lançamentos nos meses de outubro e novembro, em Belo Horizonte, com
eventos no dia 23/10, às 15h40, no Instituto Mano Down; 24/10, às 10h,
na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil; 21/11, às 16h30, no Centro
Cultural Usina de Cultura; e no 29/11, às 9h30, no Centro Cultural
Bairro das Indústrias. Em Recife, o livro será lançado durante 30º
Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, no período de 25
a 29/11. Com distribuição gratuita, o livro impresso estará disponível
para o público no lançamento e também de modo eletrônico, em versão
acessível para pessoas com deficiência visual, no endereço linktr.ee/outrolivrodeperguntas.
O
livro dá sequência a um debate lançado sobre o campo da leitura e da
formação de leitores que teve sua primeira publicação com a obra “O
livro das Perguntas”, de Juliana Daher e Fabíola Farias, em 2023,
voltado para o debate da formação de leitores na infância e na
juventude. Seguindo o mesmo formato de perguntas e
respostas, agora com a participação da bibliotecária e audiodescritora
Cleide Fernandes, o livro aborda dúvidas recorrentes sobre a
acessibilidade na leitura, sendo um instrumento de contribuição na
reflexão de famílias, professoras, bibliotecárias, mediadoras de leitura
e agentes culturais sobre concepções e práticas acessíveis de leitura.
Para
as autoras, debruçar sobre este tema colabora para combater a
invisibilidade sobre o drieito das pessoas com deficiência e
neurodivergências na sociedade. "Sabemos que são longos os caminhos para
a construção de direitos no Brasil e que a visibilidade é um passo
importante nessa trajetória. Por isso, as perguntas que elegemos para
este livro e as respostas a cada uma delas cumprem dupla função: além de
partilharem nossos exercícios de reflexão sobre a construção dos
direitos das pessoas com deficiência e neurodivergências à Educação e à
Cultura, elas também se colocam como convite a novas indagações e
formulações que façam desse tema um compromisso de todas as pessoas,
tendo no horizonte a construção de vidas justas e potentes em nosso
país", destacam as autoras no texto colaborativo de apresentação do
livro.
O
projeto que deu origem ao “Outro livro de perguntas: leitura, inclusão e
acessibilidade” foi realizado com recursos da Lei Municipal de
Incentivo à Cultura de Belo Horizonte/Edital Descentra. A
publicação também possui sua produção sustentável com o Selo Carbon
Neutral, que certifica que as emissões de GEE geradas durante a sua
impressão serão compensadas por ações que evitem o desmatamento e a
degradação ambiental, gerando restauração, preservação, conservação de
florestas nativas do Cerrado, preservação da hidrografia local que
alcança a bacia do Rio São Francisco e promovendo o desenvolvimento do
extrativismo sustentável com agricultura familiar.
Sobre as autoras
Cleide Fernandes é
gestora na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais,
coordenando o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. É
especialista em Audiodescrição pela PUC Minas e bacharela em
Biblioteconomia pela UFMG. Destaca-se por sua participação na Rede
Internacional de Bibliotecários Líderes e Inovadores (INELI
Iberoamérica) e pela contribuição na promoção da acessibilidade no
contexto cultural. @cleide.bibliotecas.mg
Fabíola Farias é
pesquisadora na área de livro, leitura, infância e bibliotecas, atuando
em projetos educacionais e artístico-culturais neste segmento. É
doutora e mestra em Ciência da Informação pela UFMG, com pós-doutorado
em Educação pela UFOPA e em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. Foi
Diretora de Ações de Incentivo à Leitura na Superintendência de
Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (2007-2010) e Gerente de
Coordenação de Bibliotecas e Promoção da Leitura na Fundação Municipal
de Cultura de Belo Horizonte (2010-2018). Desde 2010 é leitora votante
da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ.
@ascriancaseoslivros
Juliana Cardoso Daher é
bacharela em Terapia Ocupacional pela FCMMG e graduanda em Pedagogia
pela UniBF. É mestra em Estudos de Linguagens pelo POSLING/CEFET-MG.
Artista da Cia Pé de Moleque e produtora cultural. Integrante do grupo
de pesquisa do Programa Bebeteca – FAE-UFMG. Formadora Estadual do Curso
Leitura e Escrita na Educação Infantil em Minas Gerais pela UFMG.
@julianacdaher
SERVIÇO
Lançamento "Outro livro de perguntas: leitura inclusão e acessibilidade", de Cleide Fernandes, Juliana Daher e Fabíola Farias
Versão digital disponível em: linktr.ee/outrolivrodeperguntas
Agenda de lançamentos
Belo Horizonte
- 23/10, às 15h40, no Instituto Mano Down - Rua Urucuia 39 - Floresta;
- 24/10, às 10h, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil - Rua Guaicurus 50 - Centro;
- 21/11, às 16h30, no Centro Cultural Usina de Cultura - Rua Dom Cabral 765 - Ipiranga;
- 29/11, às 9h30, no Centro Cultural Bairro das Indústrias - Rua dos Industriários 289 - Indústrias
Recife
- De 25 a 29/11, no 30º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação
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