“E se os sons do mar virassem fragrâncias?”. Este é o conceito da nova campanha de Natura Kaiak,
marca líder em perfumaria nos lares brasileiros¹, que estreou no último
dia 23 de setembro, para apresentar o lançamento de Kaiak Sonar. Criada
pela agência GALERIA.ag, a campanha destaca o lançamento da música “Espelho d’água”, produzida pelo BaianaSystem, composta por Russo Passapusso e com a participação da cantora Josyara.
Natura convidou os artistas a criarem e produzirem a música utilizando
notas que vibram na mesma frequência que as notas olfativas das
fragrâncias de Kaiak Sonar. A campanha inclui um filme para TV aberta e
fechada, peças em mídia OOH, robusta estratégia digital e com criadores
de conteúdo nativos do TikTok.
Para
desenvolver as fragrâncias de Kaiak Sonar, a Natura contou com uma
tecnologia criada em sua totalidade por cientistas e pesquisadores da
marca, a Tecnologia VibraScent², como foi batizada, que possibilitou
traduzir sons e cores do mar em moléculas olfativas. A Tecnologia
VibraScent é a primeira tecnologia com patente requerida da perfumaria
Natura.
A
inspiração para as novas fragrâncias no DNA olfativo do frescor da
marca surge da conexão de Natura Kaiak com o universo aquático,
incluindo o compromisso com a despoluição plástica dos oceanos, e a
crença de que as águas têm o poder de promover bem-estar. A Natura
contratou técnicos para captarem sons e imagens do oceano a bordo do
veleiro da família Schurmann na expedição da Voz dos Oceanos, na época
patrocinada pela Natura. O pareamento destas frequências sonoras e
visuais, através da inédita Tecnologia VibraScent, permitiu que 100% dos
ingredientes utilizados nas fragrâncias vibrassem na mesma frequência
que sons e cores de elementos da natureza aquática, como ondas, vento
nas velas, crustáceos no fundo do mar, pássaros, baleias, focas, sinos e
muito mais. O resultado são fragrâncias sinestésicas, com cheiros que
vibram na mesma frequência que sons e cores do mar.
O
conteúdo captado durante a expedição foi compartilhado com o músico e
cantor Russo Passapusso, e foi com as notas musicais que vibram na mesma
frequência dos ingredientes de Kaiak Sonar que ele compôs “Espelho
d’água”. Mais do que uma música inspirada em uma fragrância, uma música
que a traduz em música.
“Kaiak
Sonar é uma fragrância que traduz sons e cores em moléculas olfativas,
por meio da vibração. Essa tradução foi possível pela união da
Tecnologia VibraScent² e nossa perfumista exclusiva, Verônica Kato, que
resultou em duas novas fragrâncias e uma música capazes de transportar
as pessoas a uma viagem sensorial do universo aquático”, comenta Tatiana Ponce, vice-presidente de Marca e Inovação da Natura.
“Trouxemos
para a nossa campanha o Russo Passapusso, alguém que compreende a
beleza por trás dessa inovação e conseguiu compor uma música que se
comunica com as notas das fragrâncias e o ambiente aquático de Natura
Kaiak”, complementa Denise Coutinho, diretora de Marketing da Natura no Brasil. “Para
complementar a estratégia de lançamento, teremos um trabalho digital
com criadores de conteúdo e ativações que convidam as pessoas a não só
sentirem as fragrâncias, mas que amplificam a mensagem dessa inovação”, finaliza.
“A
tecnologia que possibilitou materializar as vibrações do mar, nos
inspirou a criar uma música que, pela primeira vez, traduzisse
literalmente a vibração de uma fragrância. E se existe uma banda que
entende de vibração, essa banda é o BaianaSystem, que tem as
experimentações tecnológicas e a conexão com o mar na sua essência”, conta Denise Gallo, Diretora Executiva de Criação da agência GALERIA.ag. “O processo de criação foi super rico e estamos orgulhosos do resultado: uma obra musical que ficará para sempre”, complementa.
A
parceria com Russo Passapusso traduz a inovação deste lançamento por
uma lente mais fresca e pop, potencializando a marca no cenário cultural
e reforçando sua brasilidade, identidade e força, posicionando Kaiak
Sonar como um produto único no mercado. A união marcada pela campanha,
ainda conecta a Natura com o público de uma maneira autêntica, relevante
e inovadora, sendo a primeira música baseada em notas olfativas de
fragrâncias.
“Essa
é uma música cheia de imagens e lembranças, do meu encontro com Josyara
à troca com os pesquisadores das fragrâncias, o que deu base para a
equipe do BaianaSystem. Assim nasceu a música ‘Espelho d’água’, dos
reflexos e deflexões do nosso amor a todas as manifestações que o mar
nos traz e nos faz sentir”, completa Russo Passapusso, músico, compositor e vocalista do BaianaSystem.
Embalado
pela música “Espelho d’água”, o filme da campanha, com 30” produzido
por Stink e Mr. Pink, mostra Russo Passapusso, que também atuou na
cocriação do conteúdo, e a cantora Josyara interpretando a canção em um
palco espelhado no formato da logomarca da Natura, em cima das ondas do
mar. Nas cenas há fusões entre os artistas com a água para destacar a
sintonia entre os elementos. Assista o filme completo aqui.
A
campanha ainda contempla um conteúdo nativo do TikTok, que revela
detalhes da concepção da fragrância, o uso da tecnologia e a produção da
música. Por meio do formato “Você Decide”, o público pode escolher
dentro de uma mesma postagem qual narrativa quer conferir.
A tecnologia VibraScent e a criação da fragrância Kaiak Sonar
De
acordo com Artur Placeres Neto, Ph.D. em Ciências Naturais e Gerente
Científico Sênior da Natura, a inovação das fragrâncias relaciona a
frequência das vibrações em moléculas olfativas, tornando possível para a
Natura traduzi-los em fragrâncias onde 100% dos ingredientes vibram na
mesma frequência que sons e cores do mar. Desenvolvida com base em um
estudo imersivo a respeito do funcionamento do sistema olfativo, a
Tecnologia VibraScent² parte da premissa de que tudo no mundo é feito de
átomos e moléculas que vibram. A partir da medição das frequências
dessas vibrações, pode-se realizar uma correlação entre moléculas de
sentidos diferentes (visão, audição e olfato).
Com
patente requerida no Brasil, Argentina, Chile, México, Equador,
Colômbia, Peru, Bolívia, Malásia, Estados Unidos, União Europeia e
Canadá, a Tecnologia VibraScent², exclusiva da Natura e inédita no mundo
da perfumaria, foi utilizada no mais novo lançamento de Kaiak. A
materialização da inovação em dois perfumes de Kaiak Sonar, feminino e
masculino, foi feita pela medição das frequências vibracionais das
moléculas olfativas usadas em perfumaria, por meio de espectroscopia de
infravermelho, e pela captação de sons e imagens do oceano em uma
expedição marítima na forma de frequências vibracionais, seguido do
pareamento destas frequências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário